OBMEP: Medalhistas receberão bolsas

OBMEP: Medalhistas receberão bolsas

A parceria entre o Instituto TIM e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) continuará em 2015 com uma nova forma de investimento: bolsas de estudos para alunos medalhistas. O anúncio foi feito pelo coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, no evento público “E se as crianças gostassem de matemática”, realizado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro (RJ), em 12 de setembro.

O apoio do Instituto TIM será direcionado a alunos medalhistas da OBMEP que ingressarão no Ensino Superior a partir de 2015. A expectativa é que sejam contemplados alunos que optarem por cursos na área de Ciências Exatas. Eles deverão ser escolhidos com base em fatores de desempenho do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e na localização da universidade em que farão o Ensino Superior.

Em 2014, o Instituto TIM apoiou a OBMEP por meio da produção de videoaulas para o Portal da Matemática. O site reúne aplicativos e conteúdos em vídeo que cobrem todo o currículo de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) existe desde 2005 e é realizada pelo IMPA com o apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2013, cerca de 19 milhões de alunos de quase todos os municípios brasileiros (99,3%) participaram da competição.