Secretário do MCTI apresenta edital

Secretário do MCTI apresenta edital

Foto: O secretário do MCTI, Oswaldo Duarte, e o diretor Douglas Falcão, falam sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Crédito da foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil).

 

O edital de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia do Instituto TIM foi lançado em Brasília durante a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Durante o encerramento do evento em Brasília, no dia 19 de outubro, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Duarte, informou que o edital é uma iniciativa do Instituto TIM em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Pela primeira vez temos parceria com uma empresa privada, o Instituto TIM, para fazer um edital da divulgação da ciência”, afirmou Duarte. A chamada pública será divulgada em breve no site do CNPq e os projetos recebidos serão avaliados pelo Instituto TIM, junto ao CNPq e ao MCTI, ainda em 2014. O foco das ações a serem apoiadas são atividades de divulgação, educação e desenvolvimento de projetos e produtos sobre a temática da luz em comemoração ao Ano Internacional da Luz – comemorado em 2015 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas –, além de iniciativas que promovam a divulgação científica e visem contribuir significativamente para a popularização e difusão desse tema. O tema da luz também pautará a próxima Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a ser realizada em 2015.

Para concorrer ao edital, as iniciativas dos museus e centros de ciência e tecnologia devem ser direcionadas ao público de 4 a 10 anos. “Temos visto que boa parte das ações hoje é dirigida para crianças a partir dos 10 anos, embora saibamos que o contato com a ciência e a tecnologia deve ser o mais precoce possível”, comentou o diretor do Departamento de Popularização e Divulgação de Ciência e Tecnologia do MCTI, Douglas Falcão, durante o encerramento da SNCT 2014.