Secretário de S. Bernardo mostra ZUP

Secretário de S. Bernardo mostra ZUP

O secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo, Tarcisio Secoli, anunciou à imprensa local que a plataforma Zeladoria Urbana Participativa (ZUP), desenvolvida pelo Instituto TIM, deve ser disponibilizada para uso da população a partir de janeiro de 2015. No dia 30 de outubro ele se encontrou com jornalistas da cidade e conversou sobre o sistema, que auxilia gestores públicos a reunir informações, planejar, executar e fiscalizar os serviços realizados, e que incentiva cidadãos a participar da zeladoria urbana, tornando as soluções mais transparentes e eficientes.

“É uma forma do cidadão comum ajudar na manutenção da cidade. Estávamos procurando algo assim”, afirmou Secoli. “Buraco, árvore caída, poste de luz que não acende, o cidadão pode rapidamente informar pelo aplicativo, georreferenciando o local exato, e recebe um retorno da demanda para saber o que foi feito”, completou. De acordo com o secretário, ZUP entra agora na fase de testes e deve estar disponível para a população a partir do início do ano que vem.

Em São Bernardo do Campo, como parte do projeto ZUP, foi realizado o mapeamento arbóreo de 500 quilômetros lineares da cidade. Essa atividade mostra quantas árvores há nas regiões mapeadas, em que condições elas estão, se precisam de algum tipo de tratamento ou poda, etc. Além do município paulista, ZUP também deve ser implementado em pelo menos outras três cidades brasileiras.

 

Para saber mais sobre ZUP em São Bernardo do Campo, acesse as reportagens do jornal ABCD Maior e da TV Bernô.