Projeto do Instituto TIM vence prêmio

Projeto do Instituto TIM vence prêmio

O projeto Agentes da Transformação, realizado pelo Instituto TIM e pelo Instituto Pereira Passos (órgão da prefeitura do Rio de Janeiro), foi vencedor do Prêmio ARede 2014 na categoria Conteúdo de Interesse Público, na modalidade Setor Privado. A premiação é uma iniciativa da Revista ARede e busca valorizar e dar visibilidade a iniciativas de inclusão social que utilizam as tecnologias de informação e de comunicação (TICs). A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada em São Paulo (SP) na noite do dia 17 de novembro.

Subiram ao palco para receber a premiação o presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio, e a presidente do Instituto Pereira Passos, Eduarda La Rocque. Os dois agradeceram à organização pelo reconhecimento e falaram da importância do projeto, que, além de fornecer dados sobre a juventude das comunidades pacificadas que não costumam ser abordados nas pesquisas tradicionais, também oferece uma alternativa de qualificação profissional aos jovens pesquisadores.

Eduarda comentou que gostaria de expandir Agentes da Transformação para além da cidade do Rio de Janeiro, e defendeu as parcerias público-privadas. Já Horacio fez uma reflexão sobre o fato de que, às vezes, os jovens das comunidades cariocas parecem condenados a ter poucas oportunidades, enquanto que Agentes da Transformação contribui para ampliar essas oportunidades. Ele também agradeceu ao IPP e à organização do prêmio, e lembrou que o Instituto TIM ainda é muito jovem – tem cerca de um ano e meio de existência.

O Prêmio ARede existe há oito anos e já reuniu mais de mil projetos. Em 2014 concorreram mais de 200 projetos nas áreas de internet, rádio, vídeo e outros meios multimídia, de todas as partes do país, desenvolvidas por organizações da sociedade civil, governos, fundações, institutos e empresas.

 

Leia também a reportagem que a Revista ARede fez sobre o projeto Agentes da Transformação.