Bolsas IT-OBMEP: Inscrições abertas

Bolsas IT-OBMEP: Inscrições abertas

Em 2015, o Instituto TIM apoiará a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) por meio das Bolsas Instituto TIM-OBMEP. A iniciativa, que tem como objetivo dar apoio financeiro para que jovens talentosos possam cursar a universidade, beneficiará 50 jovens que entrarão no Ensino Superior em 2015 e outros 50 em 2016. Cada um dos selecionados receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00 por 12 meses, renováveis anualmente até o limite de 48 meses. As inscrições para participar da seleção estão abertas no site da OBMEP, e devem se encerrar 20 dias após o encerramento das inscrições do SISU (Sistema de Seleção Unificada) 2015 Primeiro Semestre.

Os candidatos às Bolsas Instituto TIM-OBMEP precisam ser medalhistas de ouro, prata ou bronze de alguma edição da OBMEP. Eles devem ter sido admitidos em universidades públicas para cursar a faculdade em 2015 em cursos nas áreas de Astronomia, Biologia, Computação, Engenharia, Estatística, Física, Matemática e Química. Em 2014, ano em que a OBMEP comemorou uma década, 18 milhões de alunos se inscreveram na olimpíada e 6.500 foram medalhistas.

A seleção dos bolsistas será feita por uma comissão formada por dois representantes indicados pelo Instituto TIM, dois professores designados pela coordenação da OBMEP e por um professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O critério para a escolha dos alunos será o mérito acadêmico, com base no resultado do ENEM e no desempenho do candidato nas edições da OBMEP. A comissão também avaliará a renda familiar per capita e a importância que o apoio financeiro terá para cada jovem.

Para saber mais sobre as Bolsas Instituto TIM-OBMEP, acesse o site da OBMEP.

2 Comments

  1. As Bolsas Instituto TIM-OBMEP também beneficiará jovens que forem admitidos em universidades públicas nesses cursos determinados em 2017?

  2. Olá, Karolaine,
    A princípio, as Bolsas Instituto TIM-OBMEP serão disponibilizadas somente para alunos que entrarem na faculdade em 2016.

Comments are closed.