Agentes da Transformação se formam

Agentes da Transformação se formam

Os jovens pesquisadores que fizeram parte do projeto Agentes da Transformação em 2014 apresentaram os dados coletados em 7 comunidades cariocas pacificadas na manhã do dia 19 de dezembro, em uma cerimônia realizada no Auditório Sérgio Menge, na Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, também foi realizada a formatura dos 70 jovens pesquisadores, que receberam certificados de participação no projeto – fruto de uma parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP), órgão da prefeitura do Rio de Janeiro. A partir de agora, as conclusões da pesquisa serão apresentadas a outros organismos das administrações municipal, estadual e federal.

O evento começou com uma breve apresentação sobre Agentes da Transformação e falas da representante do Instituto TIM, Anna Carolina Meireles, e da chefe de gabinete do IPP, Daniela Góes. Houve uma apresentação geral dos dados coletados e sete apresentações específicas, uma sobre cada comunidade pesquisada (Mangueira, Manguinhos, São João, Salgueiro, Batan, Fogueteiro/Santa Teresa e Santa Marta). Após a divulgação da pesquisa os jovens receberam seus certificados e foram convidados a visitar a Cúpula Galileu Galilei, no espaço do Planetário.

Para realizar a pesquisa, os jovens – que foram selecionados entre os moradores das comunidades pesquisadas – participaram de formações teóricas e práticas e aprenderam a utilizar o aplicativo Para Pesquisa, desenvolvido pelo Instituto TIM. Ao longo de 2014, eles aplicaram 3.500 questionários com outros jovens de suas comunidades. As informações coletadas foram tabuladas e poderão ser utilizadas pelo poder público e a iniciativa privada para subsidiar a tomada de decisões referentes às comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

Entre outras conclusões, a pesquisa do projeto Agentes da Transformação mostrou que 43% dos jovens entre 18 e 24 anos das 7 comunidades pesquisadas estudam e 43% trabalham. Entre os jovens que trabalham, 41,8% têm carteira assinada e 19,2% participam do Programa Jovem Aprendiz.