Mapas Culturais é lançado em Sobral

Mapas Culturais é lançado em Sobral

Foto: Luiz Queiroz, Secretaria da Cultura e do Turismo de Sobral

 

Sobral, no Ceará, é o terceiro município/estado do país a implementar a plataforma Mapas Culturais. O lançamento da ferramenta – que se chama Sobral Cultura e pode ser acessada no link cultura.sobral.ce.gov.br – foi realizado na noite do dia 29 de janeiro, no Theatro São João, no centro da cidade. Estiveram presentes cerca de 100 pessoas, entre elas o prefeito Veveu Arruda, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Eliane Leite, vereadores, autoridades, agentes culturais e interessados.

Em seu discurso, Veveu Arruda lembrou que Sobral é um ponto importante e possui uma cultura muito rica – o conjunto arquitetônico e urbanístico da cidade é patrimônio histórico nacional desde 2000. O prefeito disse que a implementação de Mapas Culturais/Sobral Cultura é um reconhecimento da riqueza do município, já que existem manifestações culturais que não são conhecidas nem mesmo pela própria população. “Hoje, estar na internet é existir. E a partir do momento que se está na rede, não está só ali no local, está no mundo”, afirmou.

A secretária Eliane Leite assinalou que a plataforma contribui para a valorização dos espaços culturais e das manifestações culturais de Sobral, abrindo a possibilidade de um mapeamento conjunto. Anna Carolina Meireles, do Instituto TIM, lembrou o aniversário de 1 ano do Instituto e falou da felicidade de estar entregando a Sobral uma solução de mapeamento cultural. Ao final da cerimônia foi realizada uma demonstração da plataforma e as pessoas da plateia fizeram perguntas.

A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral pretende agora iniciar um trabalho de mobilização para que os agentes culturais criem suas páginas dentro da plataforma. A intenção é sempre mostrar Mapas Culturais/Sobral Cultura nas reuniões com os agentes e ir a campo para mapear estes profissionais e cadastrá-los. Além de Sobral, a plataforma Mapas Culturais já foi implementada no município de São Paulo e no estado do Rio Grande do Sul.

Crédito da foto: Luiz Queiroz, Secretaria da Cultura e do Turismo de Sobral
Crédito da foto: Luiz Queiroz, Secretaria da Cultura e do Turismo de Sobral