50 jovens recebem Bolsas IT-OBMEP

50 jovens recebem Bolsas IT-OBMEP

Os jovens que serão contemplados em 2015 com as Bolsas Instituto TIM-OBMEP já foram selecionados. As inscrições para as bolsas – uma iniciativa do Instituto TIM em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), realizador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – se encerraram em 11 de fevereiro. Dos 462 jovens inscritos, 205 tiveram a inscrição validada (ou seja, completaram o preenchimento dos dados e estavam de acordo com os requisitos). Entre os critérios usados para escolher os 50 jovens estava a situação socioeconômica de cada candidato. Os jovens selecionados receberão bolsas mensais no valor de R$ 1.200 para cursar a faculdade. As bolsas terão duração de 12 meses, renováveis anualmente até o limite de 48 meses.

Para se inscrever, era necessário ter sido medalhista de ouro, prata ou bronze em alguma edição da OBMEP; e ter sido admitido em um curso de uma universidade pública em 2015 nas seguintes áreas: Astronomia, Biologia, Computação, Engenharia, Estatística, Física, Matemática ou Química. Ao final do processo, foram selecionados 15 graduandos em Matemática (10 em licenciatura), 31 graduandos em Engenharia, 2 graduandos em Física e 2 graduandos em Ciência da Computação.

Em 2016, outros 50 jovens serão selecionados para as Bolsas Instituto TIM-OBMEP. Em 2014, ano em que a OBMEP comemorou uma década, 18 milhões de alunos de escolas públicas de todo o país se inscreveram para participar da olimpíada. Ao final do processo, houve 6.500 medalhistas.

2 Comments

  1. Olá, William,
    A segunda edição das Bolsas Instituto TIM-OBMEP contemplará somente alunos que ingressarão na faculdade em 2016. Quem já está no ensino superior antes de 2016 não se enquadra, infelizmente.

Comments are closed.