Academic Working Capital em 2015

Academic Working Capital em 2015

O Instituto TIM vai apoiar universitários em fase de projeto de final de curso a conceber seus negócios de base tecnológica. Isso acontecerá por meio da iniciativa Academic Working Capital, uma das novidades do Instituto TIM para 2015. A proposta é financiar estudantes que estejam na etapa de execução de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas áreas de Engenharia e Ciências Exatas. Para participar, os universitários submetem seus projetos de TCC a um grupo de especialistas que escolhe 40 deles (por ano) para receberem acompanhamento.

Os universitários selecionados contarão com apoio financeiro para o desenvolvimento de seus protótipos, além de consultoria em aspectos técnicos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos projetos e para a estruturação de modelos de negócio e sistemas de produção. As consultorias serão realizadas em workshops (nos quais todos os participantes se reunirão presencialmente para participar de atividades conjuntas) e por meio do acompanhamento de todo o processo de desenvolvimento dos protótipos. Os projetos depois serão apresentados na Feira de Investimentos (Open Day), que reúne investidores. Participarão do projeto universidades públicas e privadas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

O apoio à inovação tem sido considerado, em todo o mundo, como uma das principais formas de um país manter-se na vanguarda e com competitividade, especialmente na área de Ciência e Tecnologia. Uma das táticas mais importantes neste apoio é o incentivo à criação de empresas inovadoras de base tecnológica – as startups. O Brasil possui diversos programas de incentivo à constituição de empresas de base tecnológica, mas boa parte deles exige que a empresa já esteja formalizada ou que conte com um profissional com pós-graduação. Academic Working Capital atua no intervalo que não é coberto por essas iniciativas, ou seja, o período entre a universidade e a criação da empresa.