S. José dos Campos lança plataforma

S. José dos Campos lança plataforma

No dia 8 de maio, a plataforma Lugares da Cultura, instalação do software Mapas Culturais no município de São José dos Campos (SP), foi lançada em um evento no Cine Santana, na cidade paulista. Cerca de 280 pessoas compareceram, entre elas o presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Alcemir Palma, e o presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio. Também estiveram presentes representantes de órgãos como SESC, SESI, Fórum Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Jacareí (SP).

“Esse é um mecanismo ágil de mapeamento cultural em São José dos Campos. Acho que estamos sendo inovadores, a cidade vai ganhar muito com essa ferramenta”, ressaltou Alcemir Palma. Já Henry Durante, da Representação Regional do Ministério da Cultura, enfatizou a importância de plataformas como Mapas Culturais. De acordo com ele, um dos papéis do poder público é oferecer meios para que a própria sociedade possa publicar informações e se articular. O público assistiu a uma demonstração de uso da plataforma e a vídeos produzidos pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Na mesma noite foi celebrada a criação do Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, com a entrega de certificados aos proponentes dos projetos vencedores do edital de financiamento. Tanto o Fundo Municipal da Cultura como a plataforma Mapas Culturais/Lugares da Cultura são iniciativas do município para completar a criação do Sistema Municipal de Cultura, primeira meta do Plano Nacional de Cultura.

A programação do evento foi encerrada com uma maratona de filmes.