Workshop I de AWC começa em SP

Workshop I de AWC começa em SP

O primeiro dia do Workshop I de 2015 do programa Academic Working Capital foi repleto de discussões sobre negócios tecnológicos e design. Os autores das 12 propostas selecionadas em 2015 assistiram a palestras, mostraram seus projetos aos colegas, ouviram críticas e comentários e fizeram análises. O tema do 1º workshop, que acontece de 13 a 16 de julho no auditório e em salas de aula do prédio da Engenharia Mecânica e Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), é “Design detalhado e construção”.

Durante a abertura do workshop, realizada na manhã do dia 13, o especialista em Inovação Diogo Dutra explicou que empreender não é uma caminhada fácil e comparou esse processo à jornada do herói. “O que nós esperamos é que vocês saiam daqui com um design consistente, uma lista de materiais coerente e um modelo de negócio minimamente pensado”, afirmou.

A representante do Instituto TIM Anna Carolina Meireles contou que a ideia de Academic Working Capital tem origem em um projeto semelhante realizado na Itália que apoia startups. “O empreendedorismo tecnológico é peça-chave se a gente quer investir em desenvolvimento humano”, ressaltou ela. Anna Carolina lembrou do aniversário de 2 anos do Instituto TIM, comemorado em julho. “O Instituto é muito novo. Uma fundação demora muito tempo para mostrar resultados e a gente já tem resultados sólidos”, completou.

Durante o resto do dia, os estudantes assistiram a uma palestra do professor Marcos Barretto sobre Engeneering Design e a outra, dada por Diogo, sobre Modelo de Negócio. Eles também participaram de uma Feira de Apresentação, na qual mostraram seus projetos aos colegas e ouviram feedbacks. Divididos em clusters de acordo com a aplicação de cada projeto e orientados pelos monitores, os estudantes discutiram os concorrentes e criaram árvores de problemas.

O segundo dia do workshop será dedicado à experiência do usuário e o terceiro, a Engeneering Thinking. No quarto e último dia, eles apresentarão novamente seus projetos, já incorporando os feedbacks e orientações recebidas durante os dias anteriores.

awc

awc

awc

awc