Criação de protótipos no Workshop I

Criação de protótipos no Workshop I

Depois de iniciar o plano de negócios e conhecer a experiência dos usuários, os participantes do programa Academic Working Capital se dedicaram aos novos protótipos de seus produtos no terceiro dia do Workshop I, realizado em 15 de julho. O conceito de Design Thinking foi retomado na palestra de Eduardo Zancul, professor do curso de Engenharia de Produção e diretor do laboratório multidisciplinar InovaLab na Universidade de São Paulo (USP).

O professor apresentou a história e as características do método, que conheceu em um programa na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Essa experiência o levou a criar a disciplina Desenvolvimento Integrado de Produtos, que envolve alunos de diferentes cursos da USP para desenvolver soluções por meio do Design Thinking. Ele ressaltou a importância da prototipagem e mostrou os três tipos de protótipos criados nesse processo. “O protótipo deve permitir a experiência do usuário, demonstrando os valores que estarão no produto final”, explicou.

Os participantes de AWC tiveram como desafio pensar no primeiro tipo de protótipo mencionado pelo professor, o de função crítica, focado nas principais funções do produto. Eles também utilizaram as atividades desenvolvidas nos dias anteriores para estruturar um modelo de negócio em Canvas, que é como um mapa dividido em blocos com elementos-chave do projeto (parceiros, atividades, recursos, clientes, entre outros). Para isso, os estudantes precisaram relacionar os atributos de qualidade com os atributos de engenharia do produto.

O período da tarde foi totalmente dedicado à criação dos protótipos. As equipes trabalharam intensamente para pensar na melhor proposta com base no modelo de negócios desenvolvido. Alguns participantes também aproveitaram para conhecer as dependências do InovaLab. Junto com os monitores, o professor Marcos Barretto orientou e participou da troca de ideias entre os grupos. Os protótipos iniciais foram apresentados em forma de desenho ou modelos criados no computador. Marcos e os monitores ainda deram orientações para a apresentação das equipes na Feira de Review de Produtos, que acontece no último dia do workshop.

awc

awc

awc

awc

awc