Círculo: evento lota auditório no DF

Círculo: evento lota auditório no DF

Cerca de 400 pessoas assistiram ao evento público de O Círculo da Matemática do Brasil “E se as crianças gostassem de matemática?”, realizado no dia 6 de abril no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). O evento trouxe ao Brasil pela terceira vez os professores da Universidade de Harvard Bob e Ellen Kaplan, criadores da abordagem The Math Circle. Estavam presentes professores da rede pública, representantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), professores e alunos da UnB e interessados no tema.

A coordenadora de Extensão do Departamento de Matemática da UnB, Regina Pina, e o economista Flávio Comim foram os mestres de cerimônia. A mesa de abertura foi composta por Francisco Carlos Soares Costa (também conhecido como professor Carlinhos), diretor de Ensino Fundamental da Subsecretaria de Ensino Fundamental da SEDF; Manoela Caetano Martins de Rezende, coordenadora de Graduação do Departamento de Matemática da UnB; Mauro Rabelo, decano de Graduação da UnB; e Maria da Glória Ganem Rubião, representante do Instituto TIM.

“O Departamento de Matemática, tendo como um de seus principais papéis a formação de professores, valoriza, estimula e fomenta esse tipo de discussão, reconhecendo que se as crianças gostarem de matemática, o desenvolvimento do raciocínio lógico e a aquisição das habilidades que esse desenvolvimento proporciona trarão uma grande mudança no cenário de educação do nosso país”, declarou Manoela. “É de uma felicidade imensa a gente poder ter essa oportunidade de dialogar com pessoas que fazem a diferença no mundo para a educação matemática”, acrescentou Mauro.

“Venho aqui hoje para trazer também o carinho da Secretaria da Educação pelo Instituto TIM e pela parceria que vem sendo realizada”, afirmou o professor Carlinhos. “É uma contribuição grande para o trabalho dos nossos profissionais”, completou. Maria da Glória apresentou um pouco do trabalho do Instituto TIM e reforçou a importância de investir na educação de crianças e jovens. “O Instituto TIM foi lançado em 2013 com a missão de democratizar a ciência, a tecnologia e a inovação no país. E isso só pode ser uma realidade quando a gente fala de educação de crianças e de uma educação de qualidade, que é o nosso princípio”, disse. People slant toward fake id makers to rent vehicles. Different rental associations need a genuine character card prior to giving a vehicle. A portion of the time, underage people can use counterfeit IDs to lease a vehicle. Use of these IDs is sensible to purchase lotto tickets.

Em sua palestra, Bob e Ellen Kaplan falaram dos benefícios do ensino da matemática e apresentaram a abordagem The Math Circle como um meio de encorajar as crianças a se envolver e se interessar pela matemática. “A matemática não foca apenas em números e formas. O que ela realmente é, é uma maneira de descrever o mundo que faz sentido e que nos conforta por sua lógica”, disse Ellen. Bob conduziu uma dinâmica na lousa para exemplificar como é possível tornar mais simples e divertida uma atividade com frações. Ele explicou que as crianças começam bem devagar nas aulas de The Math Circle, mas assim que começam a compreender o conteúdo, o crescimento é exponencial.

Os professores da UnB Nilza Bertoni, do Departamento de Matemática, e Cristiano Muniz, da Faculdade de Educação, se juntaram à mesa para um momento de discussão sobre a abordagem e sobre o ensino de matemática para alunos dos anos iniciais. No final, as pessoas presentes no evento puderam fazer perguntas aos integrantes da mesa e comentários.

O evento também contou com a premiação de três educadores que mais se destacaram em 2015. Alexandre Trilles Junior, do Rio de Janeiro (RJ), Priscilla Perez, de Belém (PA), e Vinicius Sbaiz, de São Paulo (SP), representarão o Brasil na edição de 2016 do Math Circle Teacher Training Institute, um treinamento sobre a abordagem que acontecerá na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, entre 27 de junho e 1º de julho.