ZUP na gestão de megaeventos no Rio

ZUP na gestão de megaeventos no Rio

No dia 15 de junho foi lançada oficialmente, no Rio de Janeiro (RJ), a plataforma ZUP RIO, fruto de uma parceria entre o Instituto TIM, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSERVA) e o Centro de Operações Rio (COR). ZUP RIO reúne a plataforma ConservaZUP, primeira instalação do software livre ZUP no município, e um novo módulo, focado na operação de megaeventos. Trata-se de uma segunda versão da plataforma, desenhada para atender às demandas cotidianas de zeladoria urbana do município, que agora também auxiliará na gestão de megaeventos. O lançamento oficial do sistema aconteceu no COR, com a presença de autoridades e agentes públicos.

Desde seu lançamento, em dezembro, o sistema ConservaZUP recebeu mais de 4,4 mil solicitações de melhorias por 200 agentes públicos da SECONSERVA. Já o novo módulo para a gestão de megaeventos passará a ser utilizado em agosto. Cerca de 300 agentes relatarão ao COR ocorrências relacionadas a limpeza urbana, mobilidade e transporte, ordem pública, iluminação/energia e outras por meio de smartphones e tablets equipados com a plataforma.

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior, disse que a intenção é que, em breve, outras secretarias também utilizem o sistema. “O primeiro passo para você ter uma cidade inteligente é ter uma base de dados, um sistema. Mudamos o nome de ConservaZUP para ZUP RIO porque qualquer órgão da Prefeitura pode entrar no sistema e, no final, poderemos fazer uma análise geral”, afirmou.

De acordo com o chefe executivo de Resiliência e Operações do COR, Pedro Junqueira, essa era uma demanda antiga do COR. “Agora conseguimos ter informação estruturada, precisa e ao vivo de coisas que acontecem em campo, nas ruas da cidade, e o Instituto TIM nos ofereceu essa possibilidade”, comentou. Uma utilização piloto do sistema foi realizada neste mês na final da oitava edição do NBB (Novo Basquete Brasil), que teve um fluxo de aproximadamente 12 mil pessoas. “A ferramenta consegue, ao final do evento, fazer uma análise detalhada em poucos minutos. Estamos evoluindo e preparando a cidade para qualquer megaevento”, declarou Rodrigo Kemel, assessor chefe de TI da SECONSERVA.

O Instituto TIM participou do lançamento, representado pelo presidente, Manoel Horacio, e pelo gestor geral, Mario Girasole. “Como sabemos, o Centro de Operações Rio é pioneiro no monitoramento e na gestão de crises. Para nós, do Instituto TIM, é um grande orgulho contribuir com essa proposta, que se alinha ao modelo das cidades inteligentes e é inspiração para todo o mundo”, disse Manoel Horacio. O evento foi encerrado com uma apresentação do funcionamento do sistema para todos os convidados.

ZUP também está em operação em São Bernardo do Campo (SP) e em Boa Vista (RR). A instalação de São Bernardo do Campo, chamada VcSBC, recebeu o Prêmio Governarte 2015, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) às iniciativas mais inovadoras de governos da América Latina.

Créditos das fotos: Daniel Coelho