Políticas da rede encerram ITS 2014

Políticas da rede encerram ITS 2014

A 20º conferência bienal da International Telecommunications Society (ITS 2014), realizada no Rio de Janeiro, foi encerrada no dia 3 de dezembro com sessões plenárias sobre políticas públicas ligadas a internet na América Latina. Participaram da discussão Igor de Freitas, do Conselho Diretor da Anatel; Ronaldo Lemos, professor da Fundação Getulio Vargas; James Alleman, da Universidade do Colorado; Amadeu Castro, da GSMA (associação internacional de operadores de telefonia móvel); Andrea Renda, da LUISS Guido Carli (Livre Universidade Internacional de Estudos Sociais); Adolfo Lima, da agência reguladora de telecomunicações do Chile; e Daniel Fink, da ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números).

Igor de Freitas falou sobre a recente reestruturação da Anatel e seu papel como órgão regulador em relação à internet, citando que um dos principais desafios é entender o comportamento do consumidor. Adolfo Lima fez um paralelo com a regulação do Chile, contando que 66% dos chilenos usam internet. Amadeu Castro lembrou que os governos têm considerado o acesso a internet um direito fundamental. “Precisa haver aplicativos do governo que resolvam a vida do cidadão, pois só assim haverá inclusão”, defendeu ele.

James Alleman comentou que a internet é uma área com muitas mudanças, e mudanças muito rápidas, o que dificulta a regulação. Ronaldo Lemos, por sua vez, recordou acontecimentos importantes de 2014, como a aprovação do Marco Civil da internet, em abril, salientando que outras discussões ainda estão em andamento – vinculadas, por exemplo, à neutralidade da rede e à chamada “internet das coisas”.

Depois, na sessão de encerramento do ITS 2014, especialistas como os professores Christopher Yoo e João Schwartz citaram que as questões mais prementes do setor para os próximos anos estarão relacionadas a big data (grandes volumes de informação), distribuição de energia, privacidade e infraestrutura, entre outros temas. A próxima conferência bienal da ITS acontecerá em Taiwan em julho de 2016.