Foto: Formação em São Luís (MA) no dia 27 de agosto.
Professores da rede municipal de 20 cidades brasileiras estão participando dos encontros de formação de O Círculo da Matemática do Brasil em 2015. São dois encontros com 4 horas de duração cada, nos quais os educadores do projeto apresentam a abordagem do projeto e realizam dinâmicas. Os encontros são realizados em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, que agendam as datas, cedem o espaço e convidam os professores da rede.
Essas novas formações respondem a uma demanda das escolas e professores que viram seus alunos participarem das sessões do Círculo nos dois últimos anos, e que gostaram do projeto. O objetivo das formações é compartilhar a abordagem participativa e cooperativa de O Círculo da Matemática do Brasil, contribuindo para que as crianças gostem da matemática e melhorem suas competências nessa matéria. As dinâmicas são mostradas e colocadas à disposição dos professores, que decidem como e se querem utilizá-las na sua prática em sala de aula.
No primeiro encontro de formação, os participantes conhecem a abordagem e os instrumentos de aprendizagem do projeto. No segundo, têm a oportunidade de compartilhar suas experiências de aplicação em sala de aula do que viram no primeiro encontro. Além das formações, os professores recebem os cadernos com o material didático e contam com o apoio de uma Central de Relacionamento para tirar dúvidas, enviar atividades que fizeram com seus alunos, consultar dicas e sugestões de desafios para aplicar com os alunos.
Já aconteceram formações em São Paulo (SP), Sério (RS), Porto Alegre (RS), Lajeado (RS), e São Luís (MA). Nas próximas semanas, as cidades de Marabá (PA), Eusébio (CE), Fortaleza (CE), Novo Hamburgo (RS), Manaus (AM) e Niterói (RJ) também receberão os encontros, nos dias 29 de agosto e 2, 16, 17, 21, 29 e 30 de setembro, respectivamente. A expectativa é que 1800 professores participem das formações em 2015, levando a abordagem para 55 mil alunos de escolas públicas.
Presença de Jaqueline Pina Barra, representante do Instituto TIM; Alessandra Moraes Rêgo, assessora especial da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Inclusão Social do Maranhão; e Geraldo Castro Sobrinho, secretário municipal de Educação de São Luís.