TIM Tec realiza formação no IFSP

TIM Tec realiza formação no IFSP

O programa TIM Tec promoveu um encontro de formação sobre a plataforma para professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O evento foi realizado em 17 de novembro no campus São Paulo (SP) do IFSP e contou com a presença de 45 professores de 11 campi do estado. O IFSP é uma das 25 instituições da Rede e-Tec Brasil que adotaram o software TIM Tec para criar sua própria plataforma de cursos MOOC (cursos online abertos e massivos).

Os responsáveis por conduzir a formação foram Fábio Flatschart, Paula Furtado e Ana Rute Mendes, professores do curso MOOC e novas formas de aprendizagem, disponível na plataforma TIM Tec. “Hoje todos estão conectados e diversos segmentos tiveram de se reinventar. A sala de aula é a bola da vez”, afirmou Fábio, que é membro do Conselho Consultivo TIM Tec. Ele ressaltou a importância dos MOOCs como nova abordagem para democratizar e ampliar o ensino. “A faculdade não é mais a dona do conhecimento. O conhecimento está na rede, está aberto”, disse.

Paula lembrou que hoje existem muitos conteúdos disponíveis na internet, mas nem todos podem ser utilizados pelos alunos. Com TIM Tec, os professores podem criar materiais personalizados para seus alunos e disponibilizá-los para turmas futuras. É possível realizar alterações na plataforma, como novas versões de cursos, de forma a adaptá-la às necessidades da turma.

Em seguida, foi realizada uma apresentação detalhada da plataforma para os professores presentes. Paulo José Evaristo da Silva, diretor de Educação a Distância do IFSP, encerrou a formação e convidou os professores a explorar os cursos, trazer sugestões de uso e montar planos de ensino envolvendo a plataforma. Ele disse que já vem indicando alguns cursos de TIM Tec, como o curso HTML5 – Introdução ao front-end, como complemento às aulas de informática.

A plataforma do IFSP terá foco na comunidade interna e ficará centralizada no campus de São Paulo, mas deve envolver os outros campi do estado na produção de novos cursos, que ficarão disponíveis para qualquer pessoa interessada. Paulo contou que o IFSP abre cursos de extensão regularmente, mas não consegue atender todos os inscritos. O objetivo é que a plataforma contemple também essas pessoas.

Para Eduardo Antonio Modena, reitor do IFSP, a metodologia proposta traz uma oportunidade de melhorar o ensino dentro e além da sala de aula. “Podemos criar cursos de forma rápida e interessante. Para quem produz conhecimento, existe essa ferramenta a mais. O leque de possibilidades é muito grande”, comentou.

Alguns professores que estavam presentes no evento já vêm desenvolvendo propostas de aulas interativas com seus alunos. Cícero Lima Costa, do campus de Boituva (SP), utilizou vídeos, fóruns e chats em seu curso sobre programação e banco de dados e aprova a iniciativa do Instituto TIM. “Essa plataforma é interessante para atender a nova geração, que é muito ligada à área de tecnologia”, opinou. Os professores Emanuel Fabiano Menezes, do departamento de Matemática, e Robson Ferreira Lopes, de Informática, haviam pensado em possibilidades de plataformas para trabalhar com seus alunos no campus de Guarulhos (SP). “Essa ferramenta vem de encontro ao que a gente pretende fazer”, disse Emanuel.