Busca Ativa: apresentação em evento da UNCME

Busca Ativa: apresentação em evento da UNCME

Conselheiros, gestores e secretários de Educação de diversos municípios brasileiros estão conhecendo a plataforma Busca Ativa Escolar no XXVII Encontro Nacional da UNCME (União dos Conselhos Municipais de Educação). O evento acontece entre os dias 27 e 29 de novembro no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus-BA. As equipes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Instituto TIM participam do Encontro com o objetivo de sensibilizar os participantes para levar a iniciativa às prefeituras de seus municípios.

No dia 28, Júlia Ribeiro, oficial de Educação do UNICEF, e Thaís Rigolon, da equipe da Busca Ativa Escolar, realizaram uma apresentação no auditório principal do evento para cerca de 500 pessoas. Elas falaram sobre a iniciativa e a parceria entre o UNICEF e o Instituto TIM no desenvolvimento da plataforma. Para Júlia, os conselheiros municipais são grandes aliados na identificação de crianças e adolescentes fora da escola.

“Na sua importante função de acompanhar e fiscalizar políticas públicas, os conselheiros municipais de educação contam com essa estratégia para garantir a universalização do acesso à educação, que certamente consta como meta nos planos de educação dos seus municípios”, disse Júlia. “Os conselheiros municipais de educação são uma importante voz para contribuir na identificação de crianças e adolescentes que estão fora da escola e garantir o direito à educação de todas as meninas e meninos no município, sem exceção.”

O projeto Busca Ativa Escolar também conta com um amplo espaço no estande do UNICEF para a realização de formações sobre a plataforma. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, foi um dos que visitou o espaço e se comprometeu a fazer a adesão de seu município à iniciativa. A presidente da UNCME, Gilvânia da Conceição Nascimento, e a secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, também estiveram no estande para mobilizar os representantes dos municípios.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (terceiro da esquerda para a direita), visitou o estande da Busca Ativa Escolar.

Até o momento, mais de 450 municípios e o estado de Goiás já aderiram à plataforma, desenvolvida em parceria entre o Instituto TIM, o UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). A Busca Ativa Escolar está alinhada aos objetivos da iniciativa Fora da Escola Não Pode!, do UNICEF.

A apresentação da plataforma no estande também contou com o apoio da secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, e da presidente da UNCME, Gilvânia da Conceição Nascimento.