AWC: Startups na final de torneio em Harvard

AWC: Startups na final de torneio em Harvard

Três startups participantes do programa Academic Working Capital em 2018 são finalistas da competição HackBrazil, que premia soluções tecnológicas inovadoras que busquem resolver os principais problemas do Brasil. As três startups – Aqualuz, Helidrop e NextCam – participarão agora da fase final do concurso, que inclui a apresentação de um pitch na Brazil Conference at Harvard & MIT, entre os dias 5, 6 e 7/04 em Boston, nos Estados Unidos. O grande vencedor levará para casa R$ 75 mil e o segundo colocado, R$ 25 mil.

“Chegar na fase final de um evento desse é uma coroação. É muita gente gabaritada notificando que a solução deles, o profissionalismo está num nível de maturidade maior do que os outros do Brasil que se inscreveram”, comemora o coordenador-geral de AWC, Diogo Dutra. Ao todo, as equipes de AWC superaram cerca de 200 concorrentes.

A HackBrazil faz parte da Brazil Conference at Harvard & MIT – evento anual realizado pela comunidade brasileira de Boston e que tem como objetivo reunir intelectuais e importantes figuras da economia para discutir os desafios e caminhos possíveis para o país. Diogo conta que, ao assistir aos pitches da Brazil Conference do ano passado, decidiu apresentar alguns dos projetos de AWC para os organizadores da HackBrazil deste ano.

As cinco melhores startups do ciclo de 2018 se inscreveram na competição, elaborando um videopitch sobre sua solução. Três delas foram selecionadas em novembro para a fase intermediária, da qual participaram 40 equipes. A partir daí, os jovens receberam mentoria a distância de equipes da Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) – em paralelo ao próprio AWC, que se encerrou em dezembro. Por último, na fase final, cinco grupos foram selecionados para apresentar suas soluções na Brazil Conference e participar da feira, com a viagem para Boston e despesas pagas.

Além de concorrer ao prêmio em dinheiro, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o MIT e a Universidade de Harvard, assistir a palestras e conhecer grandes nomes do mercado. Entre os confirmados estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, Jorge Paulo Lemann, sócio da 3G Capital, e Luiza Helena Trajano, fundadora do Magazine Luiza.

“É uma tarimba a nível nacional você fazer isso, divulgar a startup num espaço com tanta gente importante, fundo de investimento pesado”, explica Diogo. Para o coordenador de AWC, esse não deve ser um momento para conquistar investimentos, mas sim, para conhecer pessoas e estabelecer contatos. As três startups estão em estágio adiantado, com clientes ou early adopters constituídos.

 

Saiba mais sobre as três equipes:

AQUALUZ
Anna Luísa Beserra Santos, Lucas Gama Dantas Ayres e Letícia Nunes Bezerra | Fortaleza-CE e Salvador-BA

Dispositivo que potabiliza a água de cisternas, dispondo cerca de 28 l/dia (considerando um dia com radiação ideal) de água pronta e adequada para o consumo. A solução é constituída por um sistema de tubulação e uma caixa para retenção da água, sendo de simples instalação, implantação, manutenção e uso, além de ter baixo custo, e alta durabilidade e eficiência.

 

HELIDROP
Victor Hugo de Carvalho Pereira Turcato e Bruno Lotto Bagarini | São Carlos-SP
Equipamento VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) para aplicação mais eficiente de defensivos químicos e biológicos na comparação com aviões agrícolas. A solução possui alta capacidade de carga e autonomia e piloto automático, o que possibilita selecionar uma área do mapa em uma tela para que o VANT faça a pulverização de forma autônoma.

 

NEXTCAM
Guilherme Cordeiro Vogt, Luís Guilherme Dias de Souza e Adriano Peniche dos Santos | Curitiba-PR
Solução que usa inteligência artificial e visão computacional para executar e planejar com mais eficiência a segurança do trabalho na construção civil. Uma solução de I.A. reconhece riscos em cada etapa da obra, identificando os trabalhadores e os EPIs por meio de câmeras nas entradas dos canteiros, e gera indicadores para a tomada de ações preventivas.