Homenagens e sorteio em premiação da OBMEP

Homenagens e sorteio em premiação da OBMEP

A Cerimônia Nacional de Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que homenageia medalhistas de ouro das Olimpíadas, é um evento emocionante para os estudantes, e o Instituto TIM não poderia ficar de fora. A 14ª edição da Cerimônia aconteceu na segunda-feira, 08/07, em Salvador-BA, e entregou 575 medalhas de ouro para estudantes de todo o país.

Como forma de presentear e felicitar a importante conquista dos medalhistas presentes na Cerimônia, o Instituto TIM ainda sorteou 100 smartphones durante o evento. “A OBMEP valoriza as escolas, os professores e reforça a importância do conhecimento matemático. A parceria de longa data do Instituto TIM com o IMPA [Instituto de Matemática Pura e Aplicada] permite a um grupo de medalhistas a continuidade dos estudos universitários para formar a nova geração de talentos brasileiros da matemática”, destaca o presidente do Instituto TIM, Mario Girasole.

Dentre as autoridades que participaram estavam o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, João Luiz Filgueiras de Azevedo; o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Paolo Piccione; o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana; o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim; e o representante da Presidência do Instituto TIM, Marcio Couto Lino.

Para o ministro Marcos Pontes, a educação matemática é fundamental para o desenvolvimento do país. “Tecnologia e inovação estão diretamente ligadas à educação matemática, ao raciocínio lógico e em propor soluções para os desafios da humanidade. Toda a sociedade que quer evoluir precisa investir nas ciências exatas. Por isso, a OBMEP é tão importante ao incentivar o estudo da disciplina. O apoio privado, como do Instituto TIM aos medalhistas, também é muito relevante, porque permite que os jovens sigam sua formação, entendendo que o governo, mercado e sociedade investem em seus sonhos e projetos”, destaca.

 

O evento foi ainda mais especial para os estudantes Bernardo Quintão, João Mateus Souza, Renan de Paixão, Gabriel Coura, Rafael Magno e Lucas de Souza: além de medalhistas da OBMEP 2018, eles estão entre os 50 novos bolsistas Instituto TIM-OBMEP contemplados no início do ano. Atualmente, eles cursam, respectivamente, Medicina, na Universidade de São Paulo (USP); Engenharia de Sistemas, na Universidade Estadual de Montes Claros; Matemática, na Universidade Federal do Espírito Santo; Medicina, na USP-Campus Ribeirão Preto; Engenharia Elétrica, na Universidade Federal da Paraíba; e Engenharia Civil, na Universidade Federal de Campina Grande.

Os cinco bolsistas fazem parte dos 18,2 milhões de estudantes que participaram da OBMEP em 2018. Além dos medalhistas de ouro, 6,9 mil alunos foram premiados com medalhas de prata ou bronze e outros 46,6 mil estudantes receberam menção honrosa. “O que temos aqui é o futuro do Brasil. Alunos de mais de 55 mil escolas, representando 99,4% dos municípios brasileiros”, disse o presidente do IMPA, Marcos Viana, durante a cerimônia.