Unicamp usa TIM Tec para criar plataforma MOOC

Unicamp usa TIM Tec para criar plataforma MOOC

Em 2017, o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), alinhado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), adotou o software TIM Tec para criar a plataforma MOOC/GGTE, que oferece cursos no modelo MOOC (Massive, Open, Online Courses, ou cursos massivos, gratuitos e abertos, em português) para estudantes da Unicamp.

A ideia do Grupo era criar um ambiente de apoio para aprendizagem. “Queríamos algo que fosse vinculado à sala de aula e que não passasse por um processo de um curso de extensão”, afirma o coordenador do GGTE/UAB – Unicamp, professor e coordenador, Marco Antonio Garcia. Segundo ele, a liberdade de modificação do código para que se adequasse aos objetivos específicos da Unicamp foi um fator decisivo para a escolha do software TIM Tec. Com uma equipe especializada, o processo de instalação foi fácil, afirma Marco.

Além de ter incluído cursos próprios como “Segurança em Laboratórios Químicos”, lançado em dezembro de 2018, e “Educação para as Africanidades: Formação para a Cidadania”, lançado em março deste ano, a equipe GGTE manteve os cursos oferecidos pelo Instituto TIM.

 

A plataforma funciona à base de adesão, tanto por parte dos alunos, quanto por parte dos professores. “Qualquer docente pode vir até o GGTE e falar que quer produzir conteúdo, contanto que não necessite de recurso financeiro”, diz o coordenador. O GGTE disponibiliza equipe, estúdio e equipamento para os professores interessados.

Segundo o professor, o retorno por parte dos alunos tem sido muito bom. Os pontos positivos ressaltados pelos estudantes são que a plataforma é leve, necessita apenas de uma conexão com a internet para funcionar e tem aparência amigável. “Ela não é carregada visualmente. O que é ótimo, porque áreas muito carregadas tiram o foco do que é importante, que é o conteúdo”, conta Marco.

Até o final deste a mês a Unicamp lançará um edital interno, destinado a professores, que poderão receber apoio financeiro para produzir conteúdo, sendo a MOOC/GGTE uma das plataformas disponíveis para publicação desse conteúdo. Além do edital, o GGTE pretende lançar pelo menos mais cinco cursos próprios ainda este ano.