Os grupos participantes do programa Academic Working Capital participaram da terceira e última Interação Online de 2019 neste sábado, 26/10. Com os protótipos em fase final de produção, os universitários se voltaram para a prospecção de investidores e clientes, precificação de seus serviços e produtos e desenvolvimento de estratégias para melhorar seus modelos de operação.
Com o questionamento “Como fazer o mínimo possível de engenharia e entregar o máximo de valor?”, o coach Diogo Dutra, coordenador do programa e mestre em Engeneering Design, provocou uma reflexão sobre a importância de um modelo de operação simples para diminuir custos. Diogo apresentou conceitos como ROI e breakeven, além de ferramentas como Business Canvas, modelos de receita e de Demonstração do Resultado do Exercício, para que os grupos entendam que valor devem cobrar por seu produto sem levar prejuízo.
O coach e mestre em Empreendedorismo Artur Vilas Boas aprofundou o conceito de funil de vendas e mostrou como inbound e outbound marketing e acompanhamento frequente são essenciais para o crescimento da base de clientes e para a construção de uma relação de longo prazo. “A venda deixa de ser mágica, deixa de ser algo mirabolante e passa a ser, basicamente, resultado de trabalho duro”, afirmou Artur.
No fim do dia, as equipes receberam dicas do ex-participante de AWC João Macedo, um dos fundadores da E-lastic, que produz dispositivos portáteis de inteligência artificial para auxiliar fisioterapeutas no acompanhamento de pacientes, registrando sua evolução e gerando gráficos e relatórios. João falou sobre obstáculos comuns para novos empreendedores, como precificação do produto, questões relacionadas a família e a boa convivência com sócios e como elaborar um bom modelo de negócio.
As próximas reuniões presenciais dos participantes de AWC serão nos dias 16 e 17/12 para o Workshop III, em São Paulo, última etapa antes da Feira de Investimentos, que acontecerá no centro de empreendedorismo tecnológico Cubo em 18/12.