Bolsas IT-OBMEP: Mais 50 medalhistas na 6ª edição

Bolsas IT-OBMEP: Mais 50 medalhistas na 6ª edição

Desde 2015, o Instituto TIM e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) se unem por meio das Bolsas Instituto TIM-OBMEP para permitir que jovens talentos da matemática, oriundos de famílias de baixa renda, consigam cursar o Ensino Superior. Nestes cinco anos, mais de 200 universitários participaram do programa, sendo que a primeira turma de bolsistas se formou na graduação no início de 2019. Agora, na edição de 2020, mais 50 estudantes – 37 meninos e 13 meninas – foram selecionados para receber a bolsa mensal no valor de R$ 1.200.

Os 50 novos bolsistas são estudantes de Computação (8), Engenharia (19), Estatística (2), Física (4), Matemática (10) e Medicina (7), que começaram a fazer faculdade este ano em 25 universidades públicas das regiões Nordeste (23), Sudeste (23), Sul (3) e Norte (1).

O objetivo do programa é contribuir para que jovens talentosos, mas sem condições financeiras e que moram afastados dos grandes centros urbanos, possam cursar a faculdade, dedicando-se a ela em tempo integral. Para se inscrever, é necessário ser medalhista de alguma edição da OBMEP e ter sido aprovado para iniciar a graduação em universidade pública em algum dos cursos previstos no regulamento (Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química).

Em 2020, 754 jovens se candidataram às Bolsas Instituto TIM-OBMEP. Na seleção, foram avaliados a nota de cada candidato no Exame Nacional do Ensino Médio, a renda familiar per capita e o distanciamento entre a universidade e o local de moradia, entre outros aspectos. Do total de candidatos aptos a receberem a bolsa, 200 foram pré-selecionados. Uma comissão acadêmica atribuiu notas para cada um deles, conforme a prioridade para recebimento da bolsa.

Com a nova seleção, o número de jovens atualmente recebendo a Bolsa Instituto TIM-OBMEP é de 205 universitários, a maioria deles no Sudeste (93) e no Nordeste (86).

Bolsistas IT-OBMEP na Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2018