AWC 2020: Inscrições abertas para universitários

AWC 2020: Inscrições abertas para universitários

Universitários com espírito empreendedor e que queiram transformar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em uma startup de base tecnológica já podem se inscrever no programa Academic Working Capital 2020. Podem participar grupos de 2 a 4 estudantes, todos maiores de 18 anos, em que pelo menos um dos integrantes – o autor do TCC que dará origem à startup – esteja matriculado na fase final da graduação. As inscrições devem ser enviadas até 19/08 por meio do site awc.institutotim.org.br/inscreva-se.

Em sua 5ª edição, AWC vem com novidades e um novo critério de avaliação: a contribuição do projeto para os desafios do Brasil em uma sociedade pós-pandemia da COVID-19. “Tempos de crise trazem muitas oportunidades em terrenos novos. Hábitos foram alterados”, afirma o coordenador-geral do AWC e professor da Universidade de São Paulo, Marcos Barretto. “Neste ano, o jovem que for entrar no mercado de trabalho vai encontrar uma situação ainda mais complexa de empregabilidade. Uma boa alternativa é empreender, porque empreender não tem dia, não tem hora.”

Outra grande diferença do AWC 2020 é o calendário. O Workshop I, que inaugura as atividades, começa no fim de agosto, e o ciclo se estenderá até maio de 2021, quando acontece a Feira de Investimentos – data que marca também o início de AWC 2021. “Estamos mudando para um ciclo maio a maio, para pegar um pouco da energia da turma que termina e inserir essa energia no grupo que está chegando”, explica Barretto.

Todos os workshops serão online, com exceção do Workshop V, que antecede a Feira de Investimentos. O programa será dividido em duas etapas: a primeira vai até o final de 2020, na qual os grupos buscarão validar sua visão de negócio e encontrar seu problem market fit, e a outra, que acontece em 2021, envolvendo a fase de protótipos e desenvolvimento de negócios.

Equipe responsável pela Clara, robô que aumenta a precisão e reduz riscos em cirurgias de laparoscopia, na Feira de Investimentos AWC 2019

 

Como se inscrever
Para se inscrever, os grupos devem garantir sua inscrição preenchendo o formulário Inscreva-se da página awc.institutotim.org.br/inscreva-se. Depois, é hora de montar a proposta e organizar os documentos necessários, que devem ser enviados por meio do formulário Envie seus documentos, na mesma página.

A proposta deve estar claramente caracterizada como um TCC que vise o estabelecimento de uma startup inovadora. O projeto pode ser tanto uma ideia de tecnologia cuja aplicação no mercado ainda não está bem clara, quanto uma ideia de aplicação que ainda precisa desenvolver melhor a tecnologia para ser viável.

Cada proposta reúne quatro documentos:

  • Descrição da Proposta, com resumos e descrições do produto ou serviço e da visão de negócios do grupo.
  • Comprovação de matrícula do líder do grupo na disciplina do projeto de TCC ou declaração afirmando que iniciará o curso da disciplina em 2020.
  • Declaração de Concordância assinada por cada membro do grupo.
  • Vídeo apresentando o projeto e o grupo e demonstrando a atitude empreendedora dos membros e o diferencial de inovação tecnológica do produto ou serviço.

As propostas devem ser enviadas até 19/08. A banca de seleção escolherá as melhores entre 20 e 23/08 e o resultado será publicado no site de AWC em 24/08. Para consultar o calendário completo, acesse o site do programa. Para saber mais sobre o processo seletivo, consulte o edital.