AWC e Bateria do Instituto TIM participam do TIM Talks Experience 2020

AWC e Bateria do Instituto TIM participam do TIM Talks Experience 2020

Os desafios da Bateria do Instituto TIM de transformar as aulas presenciais para o formato online e o impacto do programa Academic Working Capital no empreendedorismo universitário foram os temas que o Instituto TIM levou para o TIM Talks Experience 2020. Maior programa de desenvolvimento do mercado corporativo brasileiro, o evento transmitido em formato digital contou com 180 ações realizadas entre 5 e 24/11. A iniciativa reuniu colaboradores, parceiros e toda a sociedade em reflexões sobre negócios e tecnologia, relação entre ambiente, bem-estar e sociedade e diversidade e inclusão.

A live “Batucada Digital: o projeto Bateria na sua Casa não deixa o samba parar” aconteceu em 11/11 com a participação do coordenador da Bateria do Instituto TIM, Rubens Kurin, do Mestre Mangueirinha e do monitor Pedro Ivo. Moderada pelo diretor de Environmental, Social & Governance da TIM, Marcio Lino, a conversa começou com a história da Bateria (que nasceu no CIEP Oswaldo Aranha, na periferia da Zona Oeste do Rio de Janeiro, como parte do projeto TIM Música nas Escolas), passou pelos desafios de ensinar música para crianças e jovens com deficiência (primeiro exclusivamente para surdos, depois para pessoas com qualquer tipo de deficiência) e terminou na experiência de levar um projeto presencial e tão ligado aos sentidos para o formato digital.

Mestre Mangueirinha contou que os alunos constroem instrumentos simples, com coisas que têm em casa, e que as aulas são diferentes a cada sábado, com conteúdos teóricos e lúdicos. Ele também ressaltou a importância da participação da família. “Tem que dar a aula para os pais. Eles têm que se sentir confortáveis para entender e daí dar a aula para o filho. Eles são os monitores”, explicou. Após 7 meses de aulas virtuais, a Bateria na Sua Casa cumpriu com o objetivo e manteve o grupo unido. “A gente conseguiu manter essa conexão que nós construímos fisicamente”, completou Rubens.

Assista à live completa “Batucada Digital: o projeto Bateria na sua Casa não deixa o samba parar”:

 

No dia 12/11, foi a vez de conversar sobre “Empreendedorismo nas Universidades: o projeto AWC como impulsionador de novos negócios e novas tecnologias”. Novamente com mediação de Marcio Lino, a live teve a participação do professor da Escola Politécnica da USP e coordenador geral do AWC Marcos Barretto, do sócio cofundador do CAOS Focado e coordenador do AWC nos últimos cinco anos, Diogo Dutra, da participante do AWC 2019 e uma das empreendedoras da startup Beep Fernanda Melo e da participante do AWC 2020 Rafaela Gonçalves.

Após uma breve apresentação sobre a história, foco de atuação, principais resultados e as startups de destaque formadas no AWC, Marcio Lino lembrou que em 2020 um dos critérios para a seleção de propostas era sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil pós-pandemia. O diferencial da iniciativa, que traz uma visão de educação empreendedora para a formação do universitário, também foi abordado por Marcos Barreto: “Quando a gente fala de inovação, a gente precisa entender a necessidade das pessoas e trabalhar com elas para que seja uma solução de verdade”, afirmou.

Diogo, ex-coordenador do AWC, e Fernanda, ex-participante, falaram de suas trajetórias como empreendedores e das lições que o programa deixa em quem passa por ele. “As pessoas tentam colocar como algo nato, ‘ah, o cara nasceu empreendedor, está no sangue’. Na verdade, não, isso se aprende. Eu aprendi”, explicou Diogo, que é sócio das empresas Nave à Vela e Cromai. “Eu nunca vi nenhum programa de mentoria que pega na sua mão igual o AWC e diz ‘vamos entender seu cliente?’. Esse foi nosso maior aprendizado e nosso maior desafio”, completou Fernanda. Para finalizar, Rafaela falou da sua experiência atual no programa. Ela está à frente de um projeto que pretende desenvolver um absorvente interno biodegradável feito com casca de banana. “Está fazendo eu crescer muito. É uma oportunidade de ouro pra realmente tirar do papel e não ser algo só de palco, não ser só uma ideia que todo mundo se comove, mas fica por isso mesmo.”

Assista à live completa “Empreendedorismo nas Universidades: o projeto AWC como impulsionador de novos negócios e novas tecnologias”: