Após uma jornada de 11 meses e com a metodologia de capacitação totalmente adaptada para o modelo virtual, o Academic Working Capital (AWC) encerrou a sua 6ª edição com apresentação dos projetos na Feira de Investimentos. Momento mais aguardado pelos participantes do programa, a Feira também aconteceu de forma remota, na manhã do dia 10 de julho e foi aberta ao público.
Na abertura do evento, Marcio Lino, diretor da área de ESG da TIM, parabenizou os universitários participantes e a equipe de gestores e mentores do AWC e destacou o empenho de todos, especialmente durante esse período desafiador da pandemia. “Essa conexão entre o mundo de inovação, de investidores e de grandes empresas e universidades é o que desenvolve a tecnologia no Brasil e o que faz com que tenhamos empresas de sucesso”, afirmou.
Para que o público pudesse conhecer um pouco mais sobre como foi a experiência dos jovens ao longo do projeto, foi exibido um vídeo com alguns depoimentos. “Ao longo do programa tivemos muitos desafios, ninguém esperava que a pandemia fosse durar tanto tempo e tivemos que nos adaptar. E nós crescemos muito com o AWC e com toda essa situação. Chegar no dia de hoje e olhar para tudo que fizemos mostra o quanto foi enriquecedora a nossa jornada. Foi uma experiência que nunca imaginei que teria”, relatou Eduardo Ichige, estudante de engenharia mecânica.
Na sequência, Maurício Vilar, CEO da Tembici, apresentou a trajetória da startup que é responsável por sistemas de bicicletas compartilhadas. “A Tembici também nasceu a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). E hoje ela é empresa líder na América Latina de micromobilidade, emprega 700 pessoas e está contribuindo para a melhorar mobilidade das pessoas. Se apaixonem pelo o que vocês estão solucionando”, afirmou.
Principal momento da Feira, os grupos tiveram a oportunidade de apresentar um pitch de três minutos sobre as suas soluções para uma banca avaliadora e responder às perguntas e comentários. A banca convidada era formada por oito integrantes, entre os quais, potenciais investidores, profissionais do mercado e especialistas em inovação e líderes de inovação da TIM:
– Andrea Resende, Executiva de Impacto de Desenvolvimento na Kunimi
– Diogo Dutra, sócio-diretor da CAOS Focado
– Fábio Zoop, investidor-anjo na GVAngels
– Thiago Matsumoto, sócio e CMO da Atlantic Hub
– Fabiano Nagamatsu, mestre em administração com foco em Inovação serious games e um dos 10 mais influentes em mentoria e investimento do Startup Awards 2019
– Fernanda da Silveira Joia, Diretora de Extensão e Assuntos Comunitários da Unifenas
– Alexandre Dal Forno, Head de Marketing Corporativo & IoT da TIM Brasil
– Janilson Bezerra, Diretor de Inovação & Business Development da TIM Brasil
Conheça os Modelos de Negócios desenvolvidos na Edição 2020 do AWC
Ânima: aplicativo de monitoramento e regulação de uso de redes sociais.
Axis Smart Chair (ASC): cadeira inteligente que corrige a má postura em meio à adoção frequente do home office.
Bilíngua: aplicativo para o ensino de Libras para crianças com deficiência auditiva.
Growing Future: dispositivo que traz praticidade e eficiência no cultivo de cannabis medicinal.
IBRA: programa de análise e moderação automatizada de conteúdos em redes sociais para empresas.
Organa Kypseli: criação de uma pele artificial, uma alternativa para testes em animais para avaliação de produtos para a pele pela indústria cosmética.
Kelpie: desenvolvimento do componente estrutural de selas de cavalo, buscando mais conforto e segurança.
Terapio: aplicativo que auxilia o atendimento remoto de pacientes de fisioterapia.
Uma nova jornada
Com um cronograma de execução diferente das edições anteriores, o AWC 2020 procurou incentivar a criação de projetos que contribuíssem para os desafios trazidos pela pandemia da COVID-19 nas áreas de saúde, educação, geração de renda, comunicação, mobilidade, entre outras. Além disso, como parte do compromisso do Instituto TIM com a diversidade e para incentivar a maior participação de mulheres e de jovens negros, foram incluídos gênero e raça como critérios de desempate na seleção dos projetos desta edição.
Apesar dos desafios enfrentados, a 6ª edição do AWC contou com a participação de 60 estudantes de todo o Brasil, sendo 63% da região Sudeste, 21% do Sul e 16% do Nordeste. No aspecto de gênero, entre o total de jovens selecionados, um terço era mulher.
No encerramento do evento, Marcio Lino reforçou a importância do empreendedorismo como propulsor do desenvolvimento humano. “Cada projeto desenvolvido é uma história de vida. Tivemos várias histórias de vida que passaram pelo AWC. Nosso trabalho aqui na TIM Brasil e no Instituto TIM faz sentido quando conseguimos dar essa contribuição para a sociedade. Queremos transformar e criar pessoas que sigam nesse caminho de transformar”, finalizou.