TIM reforça seu compromisso por uma sociedade mais inclusiva

TIM reforça seu compromisso por uma sociedade mais inclusiva

“Junte-se a nós contra o capacitismo”. Esse é o tema de uma ampla campanha lançada pela TIM no Dia Nacional de Luta contra a Deficiência, em 21 de setembro, com o intuito de contribuir para uma sociedade mais inclusiva. O capacitismo é o preconceito e a discriminação contra pessoas com deficiência e para conscientizar e engajar mais pessoas, a empresa disponibilizou o “Guia Deficiência sem Tabus” e atualizou o aplicativo Teclado Consciente, que alerta os usuários sobre o uso de palavras e expressões discriminatórias em seu dia a dia, explica a origem e sugere substituições. Além disso, a operadora convidou influenciadores para discutir o tema em suas redes sociais.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no Brasil – intelectual, auditiva, visual, física ou múltipla. Apesar da luta pelos direitos das pessoas com deficiência ter avançado, ainda há barreiras sociais que precisam ser eliminadas e há muito o que ser feito para tirar a invisibilidade dessa parcela da população.

Lançado no ano passado, o Teclado Consciente TIM funciona como um corretor ortográfico social e já alertava os usuários sobre termos racistas e LGBTfóbicos. Na nova versão, disponível gratuitamente para clientes de qualquer operadora foram inseridas mais 180 palavras e frases capacitistas. A ferramenta fica visível somente quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, por exemplo, e destaca essas expressões inadequadas. Ao clicar em cima delas, o Teclado Consciente explica por que são consideradas preconceituosas e oferece opções para a sua substituição.

Em suas redes sociais, a empresa está dando espaço para nomes como a influenciadora digital Pequena Lo e o lutador de taekwondo Ícaro Miguel e abordando o tema da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e sobre como tornar as redes sociais mais inclusivas, legendando vídeos e descrevendo fotos, por exemplo.

Instituto TIM

O Instituto TIM também abraçou a causa da inclusão de pessoas com deficiência. Desde 2010, realiza o projeto da Bateria TIM proporcionando educação musical a mais de 50 crianças, jovens e adultos do Rio de Janeiro com e sem deficiência. Por meio da música, a bateria oferece acessibilidade e inclusão de seus participantes. O grupo conta com mestre de bateria, músicos monitores e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Compromisso ESG

A TIM atua fortemente para promover uma cultura organizacional sempre mais inclusiva, com equidade de oportunidade a todas as pessoas. O tema de pessoas com deficiência faz parte do programa de diversidade da companhia, que valoriza os diferentes tipos de habilidade como alavanca para a inovação e a sustentabilidade do negócio. O compromisso também faz parte do Plano Estratégico da companhia, que integra os critérios ESG – Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e Governança) com a estratégia do negócio. Em setembro, a empresa aderiu à Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), grupo que reúne mais de cem empresas comprometidas com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.