TIM Tec já alcançou mais de 180 mil alunos

TIM Tec já alcançou mais de 180 mil alunos

Buscando uma mudança na carreira, a designer Camila Simões Pereira, de 31 anos, teve uma grata surpresa ao conhecer o TIM Tec, plataforma de cursos on-line desenvolvida e disponibilizada pelo Instituto TIM. “Quando me deparei com a oferta de aulas disponível, percebi que havia encontrado uma mina de ouro”, relata. Moradora da cidade de São José do Rio Preto-SP, Camila foi aluna do curso ‘Arquitetura da informação e projeto de sistemas’ no primeiro semestre de 2021. “Eu fiquei surpresa com a qualidade do conteúdo oferecido por ser tudo gratuito. É uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem atua com tecnologia e não tem condições de arcar com formações da área, que são caras”. Assim como Camila, mais de 180 mil pessoas de todo o Brasil já utilizaram a plataforma TIM Tec para se aprimorar profissionalmente ou para desenvolver novas competências.

Com a missão de criar e potencializar ações e estratégias inovadoras para a democratização do conhecimento, ciência e tecnologia, que promovam o desenvolvimento humano no Brasil, o Instituto TIM criou o TIM Tec em 2013. A plataforma foi desenhada tendo como cenário a urgente necessidade de investimento na qualificação de jovens e adultos e o propósito de contribuir para aumentar as oportunidades de trabalho e a empregabilidade desse público. E sem dúvida, o estudo a distância vem se tornando cada vez mais uma estratégia eficaz de levar formação e conhecimento a todos os lugares. São 32 cursos online, livres e gratuitos voltados à educação profissional e tecnológica.

“Nós, do Instituto TIM, acreditamos que inovações tecnológicas são a base de uma nova forma de trabalho. Por isso, investimos na criação e democratização de recursos e estratégias que promovam a inclusão tecnológica produtiva das pessoas. E o TIM Tec contribui para ampliar a oferta gratuita de cursos de formação inicial e continuada e de qualificação profissional a distância”, afirma Marcio Lino, Head de ESG da TIM Brasil.

Além da oferta de cursos em sua plataforma, o TIM Tec é um software livre e também pode ser utilizado por qualquer instituição que queira criar e personalizar novos cursos. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a plataforma e os cursos produzidos pelo TIM Tec foram compartilhados e têm sido utilizados por instituições federais de ensino.

Os 32 cursos oferecidos estão divididos em oito áreas do conhecimento: empreendedorismo, produção de textos, novos recursos de aprendizagem, desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de e-books, programação mobile, criação de websites e desenvolvimento de softwares. Cada curso é dividido em aulas e cada aula é dividida em capítulos de até 5 minutos. O aluno assiste ao vídeo, faz as atividades correspondentes e pode consultar o material complementar disponível, além de conversar com outros estudantes no fórum. Assistindo todas as aulas e realizando as atividades complementares o aluno tem acesso a um certificado digital de 40 horas.

Confira abaixo a lista completa dos cursos oferecidos:

Conectividade: a transformação digital do Agronegócio

Produção de vídeos educacionais para Web

Empreendedorismo 1: Empreender com propósito

Empreendedorismo 2: Como planejar seu negócio

Empreendedorismo 3: Como evoluir seu negócio

Desenvolvimento com Python

Desenvolvimento de APIs em REST

HTML5 – Introdução ao front-end

Introdução à linguagem de programação PHP

Introdução à lógica de programação

Introdução ao uso de banco de dados e SQL

JavaScript: Conceitos e bibliotecas

Introdução à programação em linguagem JAVA

Programação Android

Programação de games

Introdução à criação de sites

Desenvolvimento de back-end

Desenvolvimento de front-end

Design de interfaces com CSS3

Desenvolvimento Web com AngularJS

Desenvolvimento Web com Java e Apache Wicket

UX e UI Design

Desenvolvimento Web PHP

MOOC e novas formas de aprendizagem

Boas práticas em desenvolvimento de software

Desenho de jogos

7 Lições para a produção de textos

Publicação digital em dispositivos móveis

Edição e tratamento de imagens

Arquitetura da informação e projeto de sistemas

TIM Faz Ciência