Startup apoiada pelo AWC oferece biotecido que substitui uso de animais em testes dermatológicos

Startup apoiada pelo AWC oferece biotecido que substitui uso de animais em testes dermatológicos

A criação de pele artificial para substituir o uso de animais em testes dermatológicos foi um dos projetos que viraram modelo de negócio por meio do Academic Working Capital (AWC). O biotecido, criado a partir de células humanas retiradas de tecidos descartados de cirurgias plásticas, foi desenvolvido pela engenhara biomédica Solange Oliveira para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e participou, junto com outros oito projetos, da edição do AWC 2020/21. O produto batizado de Kypskin é o carro-chefe da Organa Kypseli, startup de biotecnologia com foco em engenharia de tecidos fundada por Solange.

AWC é um programa de educação empreendedora promovido pelo Instituto TIM que apoia estudantes que querem transformar seus TCCs em uma empresa de base tecnológica que tenha como propósito contribuir para solucionar desafios da sociedade. A metodologia inicia com a identificação e validação de um problema, passa pela construção da solução para o desafio levantado (produto ou serviço) e finaliza com a estruturação de um modelo de negócio que seja sustentável. Para tanto, os estudantes participam de workshops, mentorias com especialistas em tecnologia e recebem aporte financeiro para desenvolvimento do protótipo.

Para se inscrever no programa, podem participar grupos de 2 a 4 estudantes em que pelo menos um dos integrantes esteja matriculado na fase final da graduação. No caso de Solange, sua parceira no projeto desistiu do programa por questões de saúde e ela seguiu sozinha até a finalização, quando os universitários apresentaram seus produtos para possíveis investidores durante uma Feira de Investimentos. “Participar do AWC foi equivalente a um mestrado. O programa oferece uma gama de ferramentas muito boa para que a gente realmente entenda e enxergue seu produto de forma diferente, visualizando o problema e a solução. Além disso, conheci muitas pessoas que eu nem imaginava conhecer. Criei uma rede espetacular por conta do AWC”, conta Solange.

Moradora de Cotia-SP e mãe de duas filhas, Solange cursou Engenharia Biomédica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni): “Eu era técnica em instrumentação cirúrgica e esse trabalho despertou a minha vontade de fazer algo que fizesse a diferença na vida das pessoas”, afirma. Logo no primeiro ano da faculdade, Solange criou uma luva inspirada na pata da lagartixa para pessoas com sequelas de AVC. Em 2017, ela criou o protótipo de um dispositivo de liberação de medicação para câncer de mama juntamente com sua colega Rafaela Rogatto. Em 2019, o projeto foi apresentado no Encontro Nacional de Pesquisa em Oncologia (ENPO) realizado em Brasília-DF.

No último ano da graduação, passou a desenvolver produtos com a bioimpressora – equipamento utilizado para a biofabricação de tecidos. O biotecido criado por Solange tem três centímetros e contém as duas camadas principais da pele: a derme e a epiderme. Ela explica que por não utilizar células de animais, o tecido pode ser feito com tons de pele diferentes e simular diversas faixas etárias. Além de descartar o uso de animais em testes, reduz o uso de cobaias humanas e aumenta a confiabilidade do produto testado: “A testagem é importante para a segurança e para eficácia do produto. Empresas alinhadas com questões de sustentabilidade estão mudando a forma de testar seus produtos. Tenho certeza de que em um futuro próximo não vai mais fazer sentido usar animais”, analisa.

Solange conta que a Organa Kypsely está atualmente se formalizando como uma startup, realizando experimentos para verificar, entre outras questões, em quanto tempo é viável fazer um produto de qualidade, e também conversando com possíveis investidores para o negócio. E finaliza: “Sabe quando você faz algo e sente que não é bom só para você e sim que é bom para toda a sociedade?!”. Conheça mais sobre a Organa Kypseli.

O AWC 2022 terá início em março deste ano. Os interessados em receber informações sobre o programa podem realizar a pré-inscrição no site do AWC Instituto TIM.