AWC: inscrições abertas e diversidade como critério de seleção

AWC: inscrições abertas e diversidade como critério de seleção

Já estão abertas as inscrições para a Edição 2022 do Academic Working Capital (AWC), o programa de Educação Empreendedora do Instituto TIM. Criado em 2015, o AWC tem como objetivos incentivar a criação de startups a partir de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e apoiar universitários no desenvolvimento de competências empreendedoras, ampliando as possibilidades de oportunidades profissionais. Ao longo de toda a jornada do Academic Working Capital, estudantes universitários são acompanhados pela equipe do programa e por um grupo de mentores, formado por alguns dos profissionais mais renomados das áreas de empreendedorismo e inovação do mercado.

Uma das mentoras da Edição 2022 do AWC é Elisabete Fernandes, professora universitária e consultora de Empreendedorismo e Inovação no Sebrae-SP. Elisabete participou da criação da Escola de Negócios Sebrae SP, primeira instituição de ensino gratuito de empreendedorismo do Brasil, e tem sólida atuação com gestão de pessoas e de equipes empreendedoras. “Programas como o AWC são fundamentais porque desafiam os jovens a se desafiarem”, afirma Elisabete, que ressalta ainda a importância da educação formal promover o desenvolvimento de características empreendedoras nos jovens. Sobre a pauta da diversidade, a mentora destaca que uma das características empreendedoras mais valiosas é aceitar e integrar a diversidade. “A multidiversidade é extremamente enriquecedora, não só pela importância do viés social ao criar oportunidade de trabalho para todos, mas ter uma equipe formada por pessoas com conhecimentos, culturas, gêneros, raças e experiências diversas é essencial para qualquer negócio. O mundo não é constituído por pessoas que são e pensam iguais e os empreendimentos precisam refletir o mesmo”, afirma.

A empreendedora e startup hunter Amanda Graciano é outra mentora do AWC 2022. Reconhecida como Linkedin Top Voice, já acompanhou o desenvolvimento de mais de mil empresas e atuou na aceleração de startups e Open Innovation. Segundo ela, há uma enorme responsabilidade de criar soluções e iniciativas que olhem de forma global para o mundo em que vivemos. “Se não olharmos para a diversidade e a inclusão desde o início de um projeto, negligenciamos uma parte da nossa sociedade. Business e negócios são para qualquer um)”, afirma. Fabio Zoppi Barrionuevo, profissional da área de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, e Sérgio Antezana, engenheiro eletricista e membro de comitês de avaliação de startups e investidor anjo, completam a equipe de mentores de AWC.

Como parte do compromisso do Instituto TIM com a diversidade e para incentivar a maior participação de mulheres e negros(as), foram incluídos gênero e raça como critérios na seleção dos projetos para além do critério de desempate. Diversidade e inclusão são fundamentais para a promoção de um ambiente inovador e plural e, portanto, o AWC reforça seu compromisso em não tolerar quaisquer formas de discriminação relacionadas a gênero, LGBTI+, raça, gerações e pessoas com deficiência.

Metodologia AWC

A seleção dos projetos será realizada em duas etapas: na primeira verifica-se se os trabalhos atendem às disposições do edital e na segunda, é avaliada sua relevância de acordo com alguns critérios, como diversidade de gênero e raça no grupo, e se irá contribuir para solucionar desafios pós-pandemia.

O percurso do projeto prevê três workshops presenciais, acompanhamento a distância pelos mentores do programa e a finalização com a Feira de Investimentos, a ser realizada no mês de novembro, nos quais os grupos apresentam seus modelos de negócio para possíveis investidores. Além de todo esse suporte teórico e prático, o programa prevê ainda um aporte financeiro para os participantes com o objetivo de custear o planejamento e o desenvolvimento de protótipos do produto ou serviço desenvolvido.

O AWC também tem como propósito auxiliar a construção de novas soluções tecnológicas para os desafios da sociedade, que sejam tecnicamente e comercialmente viáveis e sustentáveis. Podem participar grupos de estudantes de universidades brasileiras de qualquer Estado em que pelo menos um dos integrantes – o autor do projeto que dará origem à startup – esteja matriculado na fase final da graduação. As propostas devem ser encaminhadas por meio de preenchimento de formulário online (http://awc.institutotim.org.br/inscrevase) até 30 de maio.