Instituto TIM e One By One se unem para oferecer mais oportunidades para crianças e jovens com deficiência

Instituto TIM e One By One se unem para oferecer mais oportunidades para crianças e jovens com deficiência

Quando levava seu filho Nicolás, portador de mielomeningocele (uma malformação congênita da coluna vertebral), para tratamento no Hospital Sarah Kubitschek, no Rio de Janeiro, Teresa Stengel observava as dificuldades de muitas famílias. “Eu ia de carro e no caminho via aquelas mulheres andando toda a distância do ponto de ônibus mais próximo, que ficava a 800 metros do hospital, carregando seus filhos no colo. Passei a oferecer caronas para essas mães e iniciei um movimento para arrecadar dinheiro para comprar cadeiras especiais”, relata. Assim nasceu a One By One, organização que já doou mais de 1,6 mil cadeiras sob medida desde 2004, e oferece orientação, apoio familiar e aulas de estimulação e arte, educação e alfabetização e empreendedorismo digital.

A One By One tem como missão proporcionar inclusão social para crianças, adolescentes e jovens com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Para cumprir com seu propósito, um dos projetos criados é o Educação Exponencial – de inclusão através da tecnologia – e que agora conta com a parceria do Instituto TIM.  A iniciativa prepara crianças e jovens que possuem capacidade cognitiva para o mercado de trabalho, de uma forma lúdica e interativa e considerando as transformações tecnológicas em que vivemos.

Ao longo de cinco meses e divididos em grupos, os participantes conceituam um aplicativo, elaboram o serviço até chegar à navegação da interface, usam ferramentas do mercado para criar marca, fazer pesquisa com consumidor e de mercado, precificar, calcular orçamento e apresentar o projeto final. “Os alunos são estimulados a desenvolver suas habilidades de comunicação, pensamento crítico, trabalho em equipe, capacidade analítica, negociação, auto aprendizado, apresentação em público, além de aprenderem a usar ferramentas como o iMovie, Google Planilhas, Google Forms, entre outras”, explica a engenheira Frances Tanure, idealizadora e coordenadora do projeto.

A aula inaugural desta primeira edição de 2022 do Educação Exponencial foi realizada no dia 8 de março, presencialmente na sede da One By One, quando foram entregues computadores para quem não possui e os alunos foram divididos em seis grupos. As aulas são semanais e no formato online, pois a maioria, do total de 41 participantes, mora em cidades da baixada fluminense e do interior do Rio de Janeiro. O curso termina em julho e no encerramento os grupos apresentam os aplicativos que desenvolveram e ocorre a entrega de certificados. Em agosto um novo ciclo tem início. “Nós acreditamos que ‘de um em um’ podemos mudar o mundo e transformar a vida dessas crianças e suas famílias, melhorando a qualidade de vida e oferecendo oportunidades”, afirma Teresa.

Cadeira de rodas: o primeiro passo para a inclusão social

Além da parceria com o projeto Educação Exponencial, o Instituto TIM está doando 50 cadeiras de rodas adquiridas por meio de uma campanha interna de arrecadação na qual a TIM Brasil complementou o valor doado pelos seus colaboradores. A entrega das cadeiras será realizada em julho. Cada cadeira de rodas é feita sob medida e custa entre R$ 1.800 e R$ 3.500. “Muitas dessas crianças e jovens que recebem nossas cadeiras nunca tinham saído de suas casas para brincar, passear ou ir para a escola”, relata Teresa. A fundadora da One By One, que é argentina e mora no Brasil desde 1997, ressalta que propiciar mobilidade é um primeiro e importante passo para a inclusão social de pessoas com deficiência.