Inscrições para a 2ª chamada de Academic Working Capital vão até 30 de maio

Inscrições para a 2ª chamada de Academic Working Capital vão até 30 de maio

O Academic Working Capital é um programa gratuito de educação empreendedora cujo objetivo é ajudar estudantes a transformarem seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em um serviço, tecnologia ou produto pronto para conquistar o mercado. Em função da pandemia, a retomada das aulas presenciais nas universidades brasileiras ocorreu no final de março e início de abril e somente agora, no mês de maio, os universitários estão iniciando a construção de seus TCCs. Para oportunizar que um maior número de estudantes possa participar da seleção do AWC, o Instituto TIM abriu uma segunda chamada para o envio de projetos.

De acordo com a pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, realizada pela Endeavour Brasil, somente 11% dos egressos de cursos de graduação tiveram (ou tem) uma experiência empreendedora. “O crescimento de qualquer nação tem como premissa a geração de trabalho e renda e a criação de novas empresas é um elemento-chave. No entanto, ao graduar-se a lógica prevalente é a busca por um emprego. A opção de iniciar um negócio deveria estar entre as alternativas de carreira deste aluno”, afirma Marcos Barretto, engenheiro, professor da USP e coordenador acadêmico do AWC.

Incentivar o empreendedorismo dentro das universidades e mostrar aos jovens que empreender um negócio pode ser uma opção de carreira é fundamental e por isso abrimos um segundo edital de convite aos universitários brasileiros. Para incentivar uma maior participação de mulheres e negros(as), os critérios de gênero e raça foram incluídos na escolha e desempate dos projetos. Na primeira chamada de recebimento de projetos, realizada em abril, foram recebidas propostas de estudantes de diversas cidades do país, englobando todas as regiões brasileiras.

“Temos uma abordagem única no universo dos programas de fomento, atuando junto a estudantes que sequer imaginariam transformar o TCC em uma empresa, estimulando-os a investir em uma carreira dinâmica e com oportunidades baseadas no seu próprio talento”, afirma o Presidente do Instituto TIM, Mario Girasole.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de maio e devem ser feitas através do site do projeto (awc.institutotim.org.br/inscrevase).