Programa Educação Exponencial forma primeira turma de 2022

Programa Educação Exponencial forma primeira turma de 2022

No dia 13 de julho um evento marcou o encerramento da primeira turma de 2022 do programa Educação Exponencial, uma parceria entre o Instituto TIM e a ONG One By One, que atua na inclusão de pessoas com deficiência no Rio de Janeiro. A iniciativa visa a preparação para o mercado de trabalho por meio do estímulo de habilidades de empreendedorismo e é voltada para crianças, adolescentes e jovens atendidos pela One By One e seus familiares. No evento de encerramento os 35 participantes apresentaram um projeto final, desenvolvido durante o programa, além da entrega de certificados.

Divididos em seis grupos de acordo com a faixa etária e o perfil, os alunos participaram de aulas remotas semanais acompanhados por professores e monitores. A missão era criar uma empresa e desenvolver um produto: conceituar um aplicativo e elaborar o serviço passando por várias etapas até chegar à navegação da interface. Para tanto, eles usaram diversas ferramentas para criação da marca, elaboração de pesquisas com consumidor e de mercado, cálculo de orçamento e criação de material de apresentação do projeto final.

Uma das empresas concebidas foi a Moon World, de autoria do grupo das crianças de 10 a 12 anos. “É um aplicativo que localiza centros esportivos e lazer para pessoas com deficiência”, explica Augusto da Silva Goulart David, 12 anos, um dos integrantes do grupo. “Foi muito bom participar do Educação Exponencial. Eu saía das aulas muito feliz. Eu podia expor as minhas ideias, o que eu queria fazer e queria melhorar no grupo. E aprendi que a internet não é só para a gente assistir vídeo, ela serve também para trabalhar”, afirma.

Outro grupo, o de jovens adultos, criou um aplicativo que localiza oportunidades de empregos e oferece cursos gratuitos, com foco na diversidade, com a inclusão pessoas com deficiência e LGBTQIA+. “A falta de empregos para os jovens no mercado é muito grande. A ideia é mantê-los informados sobre as oportunidades e direcioná-los. E os jovens de hoje são os adultos de amanhã e eles precisam de instrução, oportunidades, qualificação e portas abertas. Nos faltam oportunidade para mostrar o nosso potencial.”, relata Lavínia da Silva Lima, 18 anos, uma das participantes do grupo. Outros aplicativos conceituados foram um serviço de motorista para pessoas com deficiência, banco digital com educação financeira, reclame aqui para acessibilidade, e um serviço que localiza ONGs para atendimentos de pessoas com deficiência.

“A trilha de aprendizagem foi desenhada de forma a considerar as transformações tecnológicas em que vivemos. E o propósito é ir além da capacitação para o mercado de trabalho, mas também criar autonomia e autoconfiança de uma forma lúdica e interativa”, afirma Frances Tanure, coordenadora do programa. Ela conta que, com a parceria com o Instituto TIM, foi possível escalar o número de alunos e, assim, dar oportunidades a mais famílias. “Foi a primeira vez que tivemos uma turma com esse número de alunos. O programa é uma porta de entrada para um mundo de oportunidades. A partir dele começamos a direcionar para outros cursos e seguimos acompanhando cada um até que consigam uma oportunidade no mercado de trabalho”, afirma. Em agosto tem início uma nova turma do programa Educação Exponencial.