AWC 2023-2024: Inovação é a marca da 8ª Feira de Investimentos

AWC 2023-2024: Inovação é a marca da 8ª Feira de Investimentos

A 8ª Feira de Investimentos do Academic Working Capital (AWC) 2023-2024 foi um sucesso! O evento reuniu startups e mentores participantes do programa, bem como investidores e especialistas da área, em um ambiente de inovação e empreendedorismo. Realizada no dia 17 de abril na FAAP, em São Paulo, a feira celebrou o potencial transformador da tecnologia e apresentou soluções criativas para diversos desafios contemporâneos. Mais de 40 alunos mostraram seus 15 projetos em pitches empolgantes. Os jovens empreendedores conquistaram a atenção do público e demonstraram o potencial de suas ideias para transformar o mercado.
Uma das startups de destaque foi a Ideia Tech, liderada por Ana Flávia de Sousa Freitas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PR). A equipe desenvolveu uma solução inovadora para prever não-conformidades em linhas de produção, utilizando inteligência artificial e aprendizado de máquina. A Ideia Tech se destacou por sua abordagem adaptativa e pela capacidade de superar desafios durante o processo de desenvolvimento.
Outro projeto que se destacou foi a Nauplius, liderada por José Cláudio Pereira da Silva, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (CE). A equipe criou um aplicativo de inteligência artificial para contagem de larvas de camarão, automatizando um processo que antes era manual e trabalhoso. A Nauplius demonstrou o impacto positivo da tecnologia na aquicultura e o potencial para contribuir para a sustentabilidade do setor.
“É um aplicativo que traz uma melhor experiência para o usuário, além da contagem de náuplios, o aplicativo possibilita que os usuários guardem todas as informações das amostras”, explicou José Cláudio.
Também fizeram parte das apresentações, uma bebida energética e uma barra de cereal que têm como ingrediente-chave a casca do café; ondas ultrassônicas de alta frequência e luz ultravioleta alimentadas por energia renovável para melhorar a qualidade da água de bebedouros bovinos; uma ferramenta que utiliza visualização interativa de dados e inteligência artificial para melhorar o agendamento de cirurgias em hospitais; e uma abordagem inovadora para a preservação de áreas verdes ociosas, a tokenização das áreas e a criação de uma plataforma de intermediação, que pode contribuir para a conservação ambiental.
A feira contou ainda com palestras inspiradoras de especialistas da área, como a gestora de Talent Development da TIM, Fernanda Cardoso, que falou sobre as oportunidades profissionais na empresa. O coordenador acadêmico do AWC, Professor Marcos Barretto, trouxe reflexões sobre o significado desta edição do programa, enfatizando a importância crucial de iniciativas que impulsionam o desenvolvimento tecnológico.
Para Anna Carolina Meireles, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da TIM, um dos diferenciais do AWC é justamente dar uma “vida útil” ao TCC e permitir que ele seja porta de entrada para o concorrido e disruptivo mercado das startups: “A maior parte dos universitários e universitárias do país ainda não encara o empreendedorismo como uma via de carreira. Por outro lado, veem no TCC apenas uma mera formalidade para concluírem a graduação. Nosso objetivo é mudar essa realidade. O Brasil tem desafios em muitas áreas – como saúde, educação, geração de renda, mobilidade, meio ambiente – e a mudança pode vir da inovação que está nas universidades”, comenta.
O evento demonstrou o potencial dos universitários para transformar o mercado e o impacto positivo do AWC na vida deles, provando que investir em jovens talentos é investir em um futuro melhor para todos.