Instituto TIM   English

Há no país pelo menos 280 museus e centros de ciência e tecnologia, segundo o catálogo Centros e Museus de Ciência do Brasil 2015. Essas instituições desempenham um papel relevante na educação em ciências, sua divulgação e popularização. Além disso, são abertos à visitação pública em caráter permanente, articulam-se com a comunidade escolar e são vistos como espaços de educação e entretenimento pelo público mais amplo.

Ainda que contem com apoio governamental, boa parte dessas instituições precisa de recursos para potencializar suas ações de educação, comunicação e popularização da ciência. Por isso, o Instituto TIM direciona parte dos seus investimentos para subsidiar ações de educação em ciências para crianças e jovens realizadas por centros e museus de ciência e tecnologia.

As instituições já apoiadas pelo Instituto TIM são:

Com o apoio do Instituto TIM, esses museus e centros de ciência e tecnologia receberam, juntos, 180 mil visitantes e participantes de oficinas, eventos e programas em 2012, 2013 e 2014.

 

Em 2015, o Instituto TIM decidiu lançar um edital destinado a museus e centros de ciência e tecnologia em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é ampliar o alcance do investimento e do público beneficiado em várias regiões do Brasil.

O foco das ações apoiadas é em iniciativas que promovam a divulgação científica e visem contribuir significativamente para a popularização e difusão deste tema. As iniciativas são direcionadas ao público de 4 a 10 anos. Puderam participar do edital museus e centros de ciência e tecnologia de todo o país, além de áreas de Extensão de universidades federais e estaduais.

A parceria entre Instituto TIM e CNPq foi anunciada pelo secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Oswaldo Duarte, em 19 de outubro de 2014 durante o encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na edição seguinte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 20 de outubro de 2015, o Instituto TIM foi homenageado pela iniciativa. O edital foi publicado no site do CNPq e na página Editais no site do Instituto TIM.

Clique aqui para conhecer o resultado do edital.

© TIM Celular 2017 - Todos os direitos reservados.