Instituto TIM   English

Há 3,8 milhões de crianças e adolescentes fora da escola no Brasil. São jovens de 4 a 17 anos que estão sendo privados de um direito garantido pela Constituição e do desenvolvimento de competências que serão necessárias depois, na vida adulta. Para garantir o direito de aprender, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou a iniciativa de enfrentamento da exclusão escolar Fora da Escola Não Pode!.

Em 2014, o Instituto TIM se uniu ao UNICEF para desenvolver a solução tecnológica Busca Ativa Escolar, que vai facilitar e estimular o trabalho dos municípios na busca ativa dessas 3,8 milhões de crianças e adolescentes. O objetivo é oferecer aos gestores públicos uma abordagem inovadora de busca ativa de crianças fora da escola com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Os municípios que aderirem à iniciativa vão formar times locais, com profissionais de áreas diferentes dentro da prefeitura (agentes de saúde, assistentes sociais, etc.), Conselhos Tutelares, ONGs ou outras instituições. Essa será a rede do Fora da Escola Não Pode!. Durante suas interações com a comunidade, esses agentes identificarão e reportarão, por meio da solução (instalada em um tablet ou celular), casos de crianças que deveriam estar na escola, mas não estão.

A solução tecnológica vai potencializar a articulação das diversas áreas do poder público, pois todos terão acesso à mesma base de dados. O sistema permitirá que cada município faça o acompanhamento de suas crianças fora da escola, cruze informações por meio de filtros, identifique as maiores demandas, classifique-as por bairro ou faixa etária, consulte os casos que estão em aberto e os casos solucionados. Com esse tipo de informação de qualidade, os gestores públicos terão mais subsídios para monitorar e tomar decisões sobre como enfrentar a exclusão escolar em seu município.

O projeto foi implementado em formato piloto em São Bernardo do Campo (SP), Campina Grande (PB), Vilhena (RO), Bujari (AC), Anápolis (GO), Itaúna (MG), Serrinha (BA) e Tabuleiro do Norte (CE).

 

© TIM Celular 2017 - Todos os direitos reservados.