Instituto TIM   English

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) existe desde 2005 e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em 2016, mais de 17,8 milhões de estudantes de 99,59% dos municípios do país participaram da OBMEP. Desse total, 501 conquistaram medalha de ouro, 1,5 mil de prata e 4.501 de bronze. Segundo César Camacho, ex-diretor-geral do IMPA, a OBMEP tem impacto extremamente positivo para todos os alunos e contribui para o futuro aumento do número de profissionais qualificados nas áreas de ciências exatas e engenharias no país.

Em 2014, o Instituto TIM apoiou a produção de videoaulas para o Portal da Matemática (matematica.obmep.org.br) da OBMEP, um site que reúne aplicativos e videoaulas que cobrem todo o currículo da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O objetivo do Portal da Matemática – que reúne cerca de 500 vídeos – é contribuir com material de apoio a professores, alunos e público em geral.

imagem destacada

 

 

Nos anos seguintes, o Instituto TIM continuou apoiando a OBMEP com a criação das Bolsas Instituto TIM-OBMEP, uma nova categoria de bolsas de estudos oferecida a alunos medalhistas da OBMEP que ingressaram no Ensino Superior. As bolsas são mensais, no valor de R$ 1.200,00, e têm duração de 12 meses, renováveis anualmente até o limite de 48 meses. Os contemplados são estudantes de universidades públicas em cursos nas áreas de Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química.

Em 2015 e 2016, cerca de 100 estudantes foram selecionados como bolsistas. Em 2017, mais 50 estudantes foram selecionados para receber a Bolsa Instituto TIM-OBMEP.