Instituto TIM   English

O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) e o Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) – Pró-Engenharias/RH-TI – formam estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. As iniciativas promovem a articulação entre o ensino médio, o ensino superior e o mercado de trabalho nas áreas de Engenharias, Tecnologia da Informação e afins, e são financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com apoio das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Educação (Seduc) do Amazonas.

Em 2012, os programas Pró-Engenharias/RH-TI iniciaram um projeto-piloto no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), capacitando experimentalmente 80 estudantes de ensino médio. A partir daí, o modelo foi aprimorado e adaptado para um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti), com 360 beneficiados.

O apoio do Instituto TIM a Pró-Engenharias/RH-TI foi dedicado à aquisição de materiais e equipamentos para a montagem de 8 laboratórios – 2 de matemática, 2 de física, 2 de robótica e 2 de química. O investimento foi direcionado prioritariamente para o Ceti (80%) e o restante para o IEA (20%), considerando o critério de abrangência de alunos atendidos pelo programa.

Os laboratórios construídos com o apoio do Instituto TIM foram inaugurados em 24 de novembro de 2014, na presença do secretário de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva.