TIM Faz Ciência

Ação educativa que convidou professores e estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental a explorar 7 operações intelectuais próprias à produção de conhecimento.

Proposta

Melhorar o letramento científico das crianças e adolescentes é um dos grandes desafios da educação brasileira. No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2018, o desempenho dos alunos em Ciências deixou o país entre a 66ª e a 68ª posição entre 77 nações. A média dos brasileiros foi de 404 pontos, enquanto os estudantes dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) obtiveram média de 489 pontos. Analisando as últimas cinco edições do PISA, a tendência do Brasil é de estagnação: cerca de 43% dos estudantes demonstram um aprendizado em Ciências abaixo do nível 2, considerado básico.

Parcerias

Resultados

369

municípios atendidos

3.934

escolas envolvidas

11.009

professores

330.321

estudantes

Reconhecimento

TIM Faz Ciência foi tema de artigo apresentado na III Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, realizada no México.

Nosso legado

Conhecimento

Saiba mais sobre a metodologia TIM Faz Ciência e conheça os materiais didáticos e videoaulas produzidos. Os 8 Cadernos para o Professor e o Caderno do Estudante são Recursos Educacionais Abertos (REA), ou seja, estão publicados sob a Licença Creative Commons (CC BY-AS), permitindo que sejam usados, adaptados e distribuídos por qualquer pessoa.

Pular para o conteúdo