Instituto TIM   English

 

PARA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM MAIS SOBRE ESSE JEITO TÃO BONITO DE OLHAR, PENSAR E AGIR SOBRE O MUNDO

TIM Faz Ciência é uma ação educativa que convida professores e alunos de 4º e 5º anos a explorar 7 operações intelectuais próprias à produção de conhecimento.

O programa foi elaborado a partir da afirmação do pensador Neil Postman, que disse que todo o conhecimento que produzimos é resultado de algumas operações intelectuais: observar, verificar, classificar, questionar, definir, aplicar e generalizar. Para TIM Faz Ciência, mais importante do que ensinar o que foi pensado e produzido pela ciência, é fazer as crianças compreenderem os mecanismos que os cientistas usaram para chegar àqueles resultados.

O ciclo do programa pode ser dividido em quatro grandes ações:

  1. Inscrição. Para participar, os professores podem se inscrever de duas formas: por meio das Secretarias Municipais de Educação com quem o programa estabelece parcerias ou por meio de inscrições espontâneas.
  2. Materiais didáticos. Cada kit contém cadernos do professor (uma Bula e sete cadernos sobre cada uma das operações), Caderno do Estudante, videoaulas e contações de histórias em vídeo.
  3. Encontros de formação. Nas cidades parceiras são realizadas diversas formações ao longo do ano. Nesses encontros, os professores são apresentados ao programa, compartilham experiências e discutem temas ligados à educação.
  4. Atividades em sala de aula. Com os materiais em mãos e o apoio das formações, os professores aplicam o programa com seus alunos. Os relatos das atividades são enviados à Central de Relacionamento e publicados nos canais do programa.

 

Visite o site de TIM Faz Ciência para saber mais sobre a iniciativa.
Acesse as videoaulas do professor José Sérgio Carvalho e as histórias de cada operação contadas por Kiara Terra.
Conheça e baixe os materiais didáticos: Bula, Observar, Verificar, Classificar, Questionar, Definir, Aplicar e Generalizar (cadernos do professor) e Caderno do Estudante.
Assista aos depoimentos de grandes nomes da educação na Galeria de Pensadores de TIM Faz Ciência.

 

 

 

QUAL É O CENÁRIO EM QUE O PROJETO SE INSERE?

No mais recente PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), de 2015, o desempenho dos alunos em ciências deixou o país na 63ª posição em uma lista de 70 nações. A média dos estudantes brasileiros foi de 401 pontos, enquanto os estudantes dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) obtiveram média de 493 pontos. Essa diferença equivale, aproximadamente, ao aprendizado de três anos letivos.

A queda vai na contramão dos crescentes investimentos do governo em educação: em 2015, o PISA mostrou que o gasto do Brasil por aluno, acumulado entre as idades de 6 e 15 anos, foi de US$ 38.190 − o equivalente a 42% da média de US$ 90.294 de investimento por aluno dos países da OCDE. Em 2012, o gasto por aluno equivalia a 32% do montante investido pelos países do bloco. Analistas afirmam que, além de investir recursos de forma mais inteligente, é necessário colocar como prioridade a formação e a valorização do professor.

 

 

 

LINHA DO TEMPO

2013

  • Criação e elaboração do kit didático de TIM Faz Ciência: cadernos do professor e Caderno do Estudante, videoaulas e contação de histórias em vídeo.

2014

  • 2.291 professores e 68.730 alunos de 945 escolas em 246 municípios participaram do programa.
  • 53 encontros de formação foram realizados em 24 municípios.
  • 3 educadores foram homenageados com o Prêmio TIM Faz Ciência.

2015

  • 3.954 professores e 124.827 alunos de 1.283 escolas em 232 municípios participaram do programa.
  • 144 encontros de formação foram realizados em 31 municípios.
  • 6 educadoras foram homenageadas com o Prêmio TIM Faz Ciência.

2016

  • 4.764 professores e 136.764 alunos de 1.706 escolas em 115 municípios participaram do programa.
  • 3.181 educadores formados em 158 encontros realizados em 31 municípios.
  • 13 professores apresentaram trabalhos no Colóquio de TIM Faz Ciência.

 

 

 

RESULTADOS E CONQUISTAS

Em 2014, como uma forma de homenagear professores dedicados e que se destacaram ao longo do ano, foi realizado o Prêmio TIM Faz Ciência. Em 2014, os educadores ganhadores foram Elba José Cidade Moura, de Porto Alegre; Glória Silva Hamelak, de Fortaleza-CE; e Samuel Dias Macedo, de Santo André-SP.
Saiba mais: TFC premia professores destaque

Em 2015, foram premiadas Nilza Morais Cunha, de Fortaleza; Elisângela Oliveira Pereira, de Aquiraz-CE; Suelen de Araújo Santos, de São Bernardo do Campo-SP; Ednéia Patrícia Dias, de Florianópolis-SC; Alires Jakobowski, de Massaranduba-SC; e Emily González, da Secretaria Municipal de Educação de Niterói-RJ.
Saiba mais: TFC homenageia professoras no Ceará

Em 2016, a homenagem aos professores foi realizada em um novo formato, o Colóquio de TIM Faz Ciência, que também marcou o encerramento do programa. Foram convidados a apresentar trabalhos no Colóquio Patrícia Andrade, de Brasília-DF; Marília Ariela, de Fortaleza-CE; e mais 10 professores de Curitiba-PR, cidade onde ocorreu o evento.
Saiba mais: TFC: colóquio e encerramento do ano