O Círculo da Matemática do Brasil

Iniciativa que desenvolve competências e o gosto pela matemática em crianças de escolas públicas adaptando a abordagem The Math Circle à realidade brasileira

Proposta

Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 2018, 68% dos estudantes brasileiros estão no pior nível de proficiência em matemática, abaixo do considerado básico para o exercício pleno da cidadania. Esse desempenho coloca o Brasil entre a 69ª e a 72ª colocação em uma lista de 79 nações, e indica um atraso de 3,5 anos na comparação com os estudantes dos países da OCDE. Organizações do Terceiro Setor destacam a necessidade de intervenções com as crianças mais jovens – uma estratégia alinhada às novas teorias de educação baseadas na neurociência, que indicam maior eficácia do ensino da matemática nos primeiros anos da vida escolar.

Parcerias

Resultados

4.747

professores formados

27.120

estudantes participantes

276

escolas

33

municípios

Reconhecimento

Em 2016, a UNESCO confirmou seu apoio ao Círculo afirmando que o projeto está alinhado ao mandato da entidade no incremento e estímulo à educação científica por meio da formação de qualidade de professores em matemática.

Nosso legado

Conhecimento

Saiba mais sobre a metodologia do Círculo da Matemática do Brasil e conheça os materiais didáticos, videoaulas produzidos e o livro “Matemática é Liberdade: The Math Circle e O Círculo da Matemática do Brasil”.

Pular para o conteúdo