2ª formação de AWC: entendendo o usuário

2ª formação de AWC: entendendo o usuário

A 2ª formação de Academic Working Capital para professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) aconteceu no dia 23 de maio. Seis Etecs e uma Fatec participaram da formação em São Paulo-SP na Administração Central do Centro Paula Souza, parceiro do Instituto TIM nesta iniciativa. Enquanto o tema da 1ª formação foi a descoberta dos clientes, desta vez a equipe de AWC falou sobre a obsessão pelo usuário, em conhecer suas necessidades e a melhor forma de atendê-las.

Os coordenadores de AWC, Marcos Barretto, professor da Universidade de São Paulo (USP), e Diogo Dutra, engenheiro mecatrônico, retomaram alguns pontos levantados no encontro anterior, como recomendações para realizar as entrevistas e quais são as funções dos monitores de AWC. Eles também elogiaram a participação dos alunos das Etecs no Workshop Online I. “O desempenho foi chocante e bárbaro. Foi impressionante vê-los usando as ferramentas e trabalhando, eles estão de parabéns”, comentou Marcos.

Na primeira parte da formação, os grupos de professores apresentaram os decks de slides de seus produtos e receberam feedbacks dos coordenadores de AWC e de Raul Javalis, sócio da consultoria The New Ventures Group. Os outros professores também fizeram comentários sobre as apresentações via Slack. Após a 1ª formação, os grupos começaram a realizar entrevistas com potenciais clientes e usuários de seus produtos e atualizaram as ferramentas Value Proposition Canvas e Matriz CSD. O objetivo é que eles passem pelo mesmo processo que os alunos para entender melhor a dinâmica de AWC.

Em seguida, Diogo explicou a estrutura de mais duas ferramentas que ajudam a entender melhor o segmento de clientes: as personas e a jornada do usuário. “Vamos usar as personas para definir padrões de comportamento das pessoas que vocês vão buscar”, explicou. A jornada do usuário pode ser criada para dois contextos, antes e depois que o usuário utiliza o produto. A intenção é identificar pontos de insatisfação do usuário e como o seu produto pode solucioná-los. Os grupos se reuniram até o final do dia para elaborar as duas ferramentas.

O professor Antônio Carlos da Silva, da Etec Bento Quirino, de Campinas-SP, comentou que faltava uma visão de empreendedorismo para alunos e professores da área de indústria. “A gente teve a oportunidade de ampliar o leque, mas ainda está em um grupo restrito, que é o nosso grupo, que está aqui experimentando isso. Nós pretendemos levar para a escola para trabalhar com os demais colegas professores, para que eles envolvam o maior número de alunos”, disse. “Para a gente está sendo muito gratificante, principalmente por poder dar a oportunidade aos alunos de vir até aqui e mostrar as habilidades que eles têm, os projetos deles. Isso para os alunos é muito grandioso”, acrescentou o professor da Etec Aristóteles Ferreira, de Santos-SP, Lindionete Verderi Rodrigues.

Também participaram da formação as Etecs Jorge Street (São Caetano do Sul), Júlio de Mesquita (Santo André), Getúlio Vargas (São Paulo) e Rosa Perrone Scavone (Itatiba) e da Fatec São Bernardo do Campo, todas localizadas no estado de São Paulo. Os professores continuarão realizando entrevistas, atualizando suas ferramentas e interagindo online com os outros grupos e a equipe de AWC até a próxima formação, no dia 26 de junho.