Instituto TIM   English

 

Para Pesquisa é uma ferramenta que possibilita a criação de formulários digitais por empresas e instituições interessadas em aplicar pesquisas de campo de diferentes áreas. Seu diferencial é que os dados podem ser preenchidos diretamente no aplicativo mesmo offline – assim que houver conexão à internet, os dados são enviados e armazenados em uma plataforma web. A solução facilita e agiliza o processo de coleta e análise de dados, já que reúne todos os dados pesquisados em campo automaticamente em uma única plataforma.

Como todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM, Para Pesquisa é um software livre.

Para Pesquisa foi desenvolvido pelo Instituto TIM para o projeto Agentes da Transformação, realizado em parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP), órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre o projeto Agentes da Transformação
Acesse as pesquisas de cada ano de Agentes da Transformação: 201320142015 e 2016
Conheça os Cadernos da Juventude Carioca, publicação que consolida os resultados de todas as edições de Agentes da Transformação

 

 

 

 

COMO FUNCIONA

Para Pesquisa é composto por um painel administrativo e um aplicativo para smartphones e tablets com sistema operacional Android. O primeiro passo é instalar o software no servidor e gerar um painel administrativo, que pode ser customizado. Em seguida, é preciso criar um aplicativo (por meio do código disponível no final desta página), também customizável, e disponibilizá-lo no Google Play.

O painel administrativo é o lugar onde os gestores podem criar formulários e usuários (coordenadores e pesquisadores), atribuir cotas de pesquisa, visualizar as pesquisas realizadas e pendentes e verificar o fluxo de aprovação das pesquisas. Além disso, é possível ter acesso a relatórios gerais dos dados e extrair uma planilha no formato CSV que reúne todos os dados coletados por meio do aplicativo.

Por sua vez, coordenadores e pesquisadores que já tiveram seus perfis de usuário cadastrados pelo gestor no painel podem baixar o aplicativo e acessar os formulários de pesquisa. Em campo, os formulários podem ser preenchidos diretamente no aplicativo, por meio de smartphones ou tablets conectados ou não à internet. Uma vez que o dispositivo esteja conectado, os dados são sincronizados e armazenados na plataforma web, para que os gestores possam acessar, baixar e analisar.

 

 

TECNOLOGIAS

O software é constituído por um painel administrativo, que provê uma API REST feita em JavaScript utilizando a tecnologia Node.js; e por um aplicativo voltado para Android.

  • API REST: Linguagem JavaScript utilizando framework Node.js
  • Aplicativo: Android nativo (Android Studio Project)

Todas essas tecnologias são livres.

 

 

ACESSO AO CÓDIGO

Para Pesquisa é um software livre (Licença AGPL v3). Programadores e desenvolvedores podem acessar o código-fonte, utilizar e alterar a ferramenta da forma que quiserem, com o fim que quiserem, gratuitamente.

Os códigos-fonte podem ser consultados no GitHub: