Instituto TIM   English

TIM Tec é um software que permite a criação de plataformas de cursos online no formato MOOC (massive open online courses) – ou seja, plataformas que hospedam cursos livres e gratuitos, que podem ser feitos simultaneamente por um grande número de pessoas. O sistema pode hospedar múltiplos cursos que utilizam videoaulas, além de materiais de apoio, atividades, fóruns e cadernos virtuais. Para gestores, a plataforma possibilita gerar relatórios de acompanhamento dos cursos, turmas e alunos, verificar o progresso de cada participante, interagir com alunos e emitir certificados e atestados de horas.

Como todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM, TIM Tec é um software livre.

A primeira instalação de TIM Tec foi desenvolvida e lançada pelo Instituto TIM em 2013. A plataforma TIM Tec conta, até o momento, com 28 cursos publicados e mais de 56 mil alunos cadastrados. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), 23 instituições de ensino da Rede e-Tec Brasil também possuem plataformas desenvolvidas a partir de TIM Tec publicadas ou em fase de instalação.

Saiba mais sobre o projeto TIM Tec
Visite o Portal TIM Tec para saber mais sobre a iniciativa
Navegue pela plataforma TIM Tec e conheça todos os cursos já produzidos pelo projeto
Siga TIM Tec no Facebook
Siga TIM Tec no Twitter

 

 

 

COMO FUNCIONA

Qualquer instituição interessada em ter uma plataforma de cursos MOOC pode utilizar o software TIM Tec e criar sua plataforma personalizada. Para isso, é necessário instalar os códigos do sistema e de um template (próprio ou criado a partir dos modelos disponíveis) e inserir os cursos desejados (que também podem ser próprios ou os cursos publicados por TIM Tec e disponíveis para uso gratuito).

Por meio do painel administrativo da ferramenta, os gestores podem criar, editar e importar cursos, exportar pacotes dos cursos disponíveis para uso de outras instituições, criar turmas e perfis de usuários, gerenciar fóruns, interagir com os alunos por meio de mensagens e emitir certificados e atestados de horas. Além disso, é possível verificar o progresso dos alunos e os cursos realizados e gerar relatórios de acompanhamento dos cursos.

A plataforma é leve e responsiva, sendo possível assistir às aulas em computadores, tablets ou smartphones. Os alunos podem realizar os cursos quando e de onde quiserem, no seu próprio ritmo, com a possibilidade de revisar os conteúdos e escolher a ordem das aulas a serem assistidas. Para complementar os estudos, os estudantes têm acesso a materiais adicionais e fóruns, em que podem trocar mensagens com outros alunos do curso sobre o conteúdo.

 

      

 

 

TECNOLOGIAS

O software é dividido em duas partes distintas: um modelo de dados (back-end) e uma interface visual (front-end).

Back-end

Django: framework da linguagem Python versão 2.7
API RESTful: biblioteca de API baseada em Django
PostgreSQL: base de dados de código aberto

Front-end

Angular: framework JavaScript utilizado nos templates
nginx: servidor web da aplicação (também suporta Apache2)

Todas essas tecnologias são livres.

 

 

ACESSO AO CÓDIGO

TIM Tec é um software livre (Licença BSD). Programadores e desenvolvedores podem acessar o código-fonte, utilizar e alterar a ferramenta da forma que quiserem, com o fim que quiserem, gratuitamente.

Os códigos-fonte podem ser consultados no GitHub:

• Sistema: github.com/institutotim/timtec
• Template TIM Tec: github.com/institutotim/timtec-theme-timtec
• Template Institutos Federais (IFs): github.com/institutotim/timtec-theme-if
• Cursos TIM Tec: github.com/institutotim/timtec-cursos

 

 

MANUAIS

A documentação de TIM Tec reúne manuais voltados para os diferentes profissionais envolvidos no desenvolvimento e gestão da plataforma:

• Professor: docs.timtec.com.br/manual_professor.html
• Administrador: docs.timtec.com.br/manual_admin.html
• Instalação: docs.timtec.com.br/instalacao.html
• Desenvolvedor: docs.timtec.com.br/manual_dev.html