Instituto TIM   English

ZUP – Zeladoria Urbana Participativa é uma plataforma que contribui para a gestão de serviços públicos e ativos urbanos de municípios. Por meio da ferramenta, gestores públicos e cidadãos podem registrar e acompanhar demandas de zeladoria urbana (como limpeza de bueiros, coleta de entulhos, poda de árvores, entre outras), as quais são reunidas em um único sistema que pode ser acessado por diferentes secretarias municipais. ZUP favorece o trabalho intersetorial nas prefeituras e a comunicação transparente com a população. A plataforma também possibilita que gestores façam inventários de ativos urbanos e emitam relatórios completos de relatos e inventários para análise dos dados.

Como todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM, ZUP é um software livre.

ZUP foi desenvolvido em 2014 em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo-SP, o primeiro município a adotar a solução.

Saiba mais sobre o projeto ZUP
Consulte a documentação completa do software

 

 

 

COMO FUNCIONA

Primeiramente, a prefeitura deve escolher se deseja utilizar os dois componentes principais (ZUP Gestão e ZUP Cidadão) ou apenas ZUP Gestão. Isso significa optar ou não pela participação dos cidadãos na gestão de serviços urbanos. Por meio de ZUP Gestão, é possível registrar em uma plataforma web demandas de zeladoria urbana e inventários de ativos urbanos (como árvores, monumentos, postes de iluminação etc.) e emitir relatórios com planilhas e gráficos. As categorias de demandas, de informações dos ativos inventariados e das métricas disponíveis nos relatórios são estabelecidas pelo próprio município.

ZUP Gestão também conta com um aplicativo que auxilia o trabalho em campo de funcionários públicos, chamado ZUP Fiscal. Os funcionários podem registrar relatos e itens inventariados no aplicativo enquanto estão em campo, e os dados são enviados diretamente para a plataforma web. A centralização das demandas em um único sistema facilita a organização, análise, direcionamento e acompanhamento das informações, tornando a gestão dos serviços urbanos mais eficaz.

Por sua vez, ZUP Cidadão é composto por uma plataforma web e aplicativos para iOS e Android, que podem ser acessados por qualquer munícipe. É uma ferramenta para que a população contribua com a zeladoria urbana da cidade, registrando demandas que precisam ser resolvidas pela prefeitura (os relatos incluem fotos e georreferenciamento). O sistema possibilita que os usuários visualizem um mapa com todas as demandas em aberto, acompanhem o status de suas solicitações, troquem mensagens com os gestores responsáveis pela demanda e avaliem os resultados.

 

 

 

TECNOLOGIAS

Cada componente do sistema utiliza tecnologias diferentes:

  • ZUP Gestão: Ruby e PostgreSQL (back-end) e Angular (front-end)
  • ZUP Cidadão: HTML, CSS e JavaScript (landing page), Node.js, Ruby e PostgreSQL (ZUP Web Cidadão) e Docker (ZUP Web)
  • Aplicativos: Xcode – iPhone nativo (ZUP Cidadão iOS) e Android Studio – Java (ZUP Cidadão e ZUP Fiscal Android)
  • Documentação: framework Jekyll

Todas essas tecnologias são livres.

 

  

 

 

ACESSO AO CÓDIGO

ZUP é um software livre (Licença AGPL v3). Programadores e desenvolvedores podem acessar o código-fonte, utilizar e alterar a ferramenta da forma que quiserem, com o fim que quiserem, gratuitamente.

Os códigos-fonte podem ser consultados no GitHub:

ZUP Gestão

ZUP Cidadão

Aplicativos

Documentação: github.com/institutotim/zup-knowledge-base