Instituto TIM   English

zup-topo2

 

Os aplicativos e sistemas do projeto facilitam a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações sobre serviços urbanos (limpeza de bueiros, coleta de entulhos, tapa buracos, poda de árvores entre outros).

Para isto, o projeto integra dois aplicativos mobile para coleta de dados e um sistema BI (Business Intelligence) para o processamento de dados georreferenciados através de algoritmos automáticos, permitindo gerar inventários de ativos urbanos, elaboração de vistorias técnicas, elaboração de estudos de tendências e alertas de controle e fiscalização de prestadoras de serviços, potencializando a eficácia e a eficiência da gestão pública municipal.

 

zup-mockups1

De uma forma simples e intuitiva, o cidadão pode cadastrar as solicitações de serviços por meio de aplicativos para tablet, smartphones e computador, inserindo fotografias e comentários sobre os problemas detectados. O cidadão também é atualizado sobre o andamento das solicitações postadas por meio de notificações automáticas.

zup-mockups2b

O cidadão também pode visualizar todas as solicitações da cidade ou bairro, utilizando filtros por data, categoria e área geográfica, além de verificar o protocolo e andamento de cada uma das suas solicitações.

zup-mockups3

O aplicativo mobile técnico permite aos especialistas da prefeitura, da Defesa Civil e de empresas prestadoras de serviços públicos atualizarem os inventários de ativos municipais, realizar vistorias técnicas em campo e planejar ações de poda e outros serviços municipais.

 

O sistema foi programado para trabalhar offline, sem conectividade Wi-Fi/3G, e contribui para identificar a localização das vistorias por codlog, endereço ou GPS e na prestação de contas das atividades realizadas em tempo real, facilitando a execução dos trabalhos de campo e a sua posterior fiscalização pelas autoridades competentes.

 

zup-mockups4

Com o Sistema ZUP as prefeituras podem analisar as suas demandas e planejar no mapa da cidade a logística das ações para realizar a maior quantidade de tarefas no menor tempo possível, aumentando a eficiência da gestão pública.

 

Sabemos que o manejo de informação é uma das chaves para uma gestão eficiente, para isso o ZUP apresenta um completo histórico de vida de cada um dos ativos e dos problemas do município, incorporando solicitacões de cidadãos, dados georeferenciados, laudos técnicos, fotografias e ações preventivas realizadas ao longo do tempo. Desta forma, o sistema centraliza todas as informações permitindo uma rápida tomada de decisões tanto das autoridades como dos técnicos em campo.

 

O Sistema ZUP também contribui para a fiscalização das ações realizadas por empresas prestadoras de serviço e facilita o controle de produtividade das mesmas por meio de algoritmos de cálculo e de alertas automáticos que informam às autoridades sobre irregularidades na prestação de contas.



O sistema ZUP está inteiro disponível para download gratuito no GitHub: ZUP API, ZUP Web, ZUP Android Cidadão, ZUP iOS Cidadão, ZUP Painel e ZUP Android Técnico.