Outras iniciativas

O Instituto TM apoia projetos realizados por fundações, institutos e organizações não governamentais que contribuem para o desenvolvimento humano no Brasil

RoboLab

Iniciativa desenvolvida pela Qualcomm, o Robolab promove o aprendizado de pensamento computacional e robótica em escolas públicas por meio do uso de dispositivos conectados a uma rede de internet de alta velocidade. Em 2018, o Instituto TIM, em parceria com a Qualcomm e a Associação Grupo + Unidos e com a colaboração da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, forneceu conectividade para 10 escolas, onde foram envolvidos 525 alunos e 30 professores. A ação contou ainda com o apoio pedagógico do Instituto Crescer.

Apoio a outras organizações

Ao longo de sua história, o Instituto TIM já apoiou:

Centro Brasileiro da Criança e do Adolescente – Casa de Passagem Ana Vasconcelos (Recife-PE)

Fundação Amazonas Sustentável

Instituto Ayrton Senna

Fundação Abrinq

Instituto Ronald McDonald

Escola Técnica Redentorista (Campina Grande-PB)

CDI Mobilidade

Em 2014, o Instituto TIM apoiou o projeto CDI Mobilidade, realizado pela organização não governamental CDI. Seu objetivo era ensinar jovens socioeconomicamente desfavorecidos do Rio de Janeiro a utilizar smartphones para enfrentar desafios de suas comunidades. Mais de 2000 jovens participaram do curso “Desenvolvimento de Aplicativos Móveis”, nos quais foram convidados a pensar em soluções tecnológicas para problemas cotidianos ligados a reciclagem de lixo, infraestrutura, abuso ou violência, etc. Foram desenvolvidas mais de 200 ideias de aplicativos, sendo que as 22 melhores foram selecionadas para participar de um evento de premiação.

Pró-Engenharias RH-TI

Os programas Pró-Engenharias/RH-TI promovem a articulação entre o Ensino Médio, o ensino superior e o mercado de trabalho nas áreas de Engenharias e Tecnologia da Informação, e são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com apoio das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Educação do Amazonas. O apoio do Instituto TIM foi dedicado à aquisição de materiais e equipamentos para a montagem de 8 laboratórios no Centro de Educação de Tempo Integral e no Instituto de Educação do Amazonas.

Instituto TIM na Pastoral da Criança

Entre 2012 e 2013, o Instituto TIM estabeleceu uma parceria com a Pastoral da Criança, que conta com 140 mil voluntários que coletam e enviam informações sobre a saúde e o atendimento em Unidades Básicas de Saúde de crianças de até seis anos e gestantes. A parceria possibilitou o uso da tecnologia móvel no envio dos dados coletados pelos voluntários da Pastoral em todo o país, potencializando os efeitos do trabalho da entidade.

Ciência Sem Fronteiras

O Instituto TIM apoiou participantes do programa federal Ciência sem Fronteiras, financiando bolsas de estudo em cursos de italiano para aqueles que foram realizar seu intercâmbio na Itália. A ação foi decorrente de um acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação. Lançado em 2011, o Ciência sem Fronteiras promoveu o intercâmbio de acadêmicos e pesquisadores brasileiros com universidades de outros países.

Pular para o conteúdo