Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia

Desde 2013, o Instituto TIM investe em museus e centros de ciência e tecnologia potencializando ações de educação, comunicação e popularização da ciência

O Desafio

Segundo a publicação Centros e Museus de Ciência do Brasil 2015, há pelo menos 268 espaços voltados à popularização da ciência no Brasil. São museus, zoológicos, planetários, jardins botânicos que se articulam com a comunidade escolar do entorno e oferecem espaços de educação e entretenimento para o público mais amplo. Ainda que recebam investimentos governamentais e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, muitas dessas instituições precisam de apoio e recursos de organizações privadas para potencializar o alcance de suas ações.

Public

Public

Proposta

As primeiras instituições apoiadas pelo Instituto TIM foram: Espaço do Conhecimento UFMG, em Belo Horizonte (MG); Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio de Janeiro (RJ); Museu de Ciências Naturais da UFPR, em Curitiba (PR); Museu Paraense Emilio Goeldi, em Belém (PA); e Espaço Ciência, em Olinda (PE).

Em 2015, o Instituto TIM se uniu ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e lançou um edital voltado a apoiar ações direcionadas ao público de 4 a 10 anos. Foram selecionados 50 projetos de divulgação, educação e desenvolvimento de produtos realizados por 37 museus e centros de ciência e tecnologia, instituições de ensino e pesquisa e universidades de todo o Brasil.

Além disso, o Instituto TIM apoiou a retomada das atividades do Museu Nacional, no Rio de Janeiro (RJ), atingido por um incêndio de grandes proporções em setembro de 2018, oferecendo conectividade 4G gratuita para a instituição.

Resultados

380 mil

pessoas beneficiadas entre

2013 e 2016 (1ª etapa)

50

projetos de 37

instituições apoiados (2ª etapa)

300 mil

pessoas beneficiadas entre

2016 e 2018 (2ª etapa)

Parcerias

Reconhecimento

O Instituto TIM foi homenageado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, quando do anúncio oficial do edital Instituto TIM/CNPq de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia.

Pular para o conteúdo