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VAMOS LÁ, VAMOS FAZER?

Academic Working Capital é um programa de educação empreendedora que apoia estudantes que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em uma empresa de base tecnológica.

Os participantes participam de workshops e monitorias quinzenais que contribuem para criar um ecossistema em que todos estão imbuídos da ideia de empreender. AWC oferece apoio financeiro para aquisição dos materiais de consumo para a construção de verdadeiros protótipos de Engenharia. No final do ano, os grupos apresentam seus produtos a investidores e empreendedores.

O ciclo de AWC é dividido nas seguintes etapas:

  • Inscrição (edital + seleção). Os grupos devem ser formados por 2 a 4 integrantes e o coordenador da equipe precisa estar fazendo o TCC.
  • Workshop I (presencial e online). O foco das palestras e dinâmicas é o teste do problema que a solução busca resolver e a jornada do usuário.
  • Monitoria (1ª fase). Os grupos buscam as respostas das hipóteses que eles criaram para validar o problema.
  • Workshop II (presencial e online). Começa a etapa de teste da solução e design detalhado, com a elaboração dos requisitos do produto.
  • Monitoria (2ª fase). Os grupos continuam testando a solução e são orientados a fazer a primeira venda e consolidar parcerias.
  • Workshop III (presencial). Os grupos realizam o teste do produto e se preparam para a Feira de Investimentos.
  • Feira de Investimentos (demoday). Os grupos apresentam suas soluções a especialistas, empreendedores e investidores.

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Visite o site de Academic Working Capital para saber mais sobre a iniciativa
Acesse o canal de AWC no Youtube e confira os vídeos dos workshops online e hangouts
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QUAL É O CENÁRIO EM QUE O PROJETO SE INSERE?

A criação de novas empresas é um elemento-chave para a geração de trabalho e renda e, portanto, para o crescimento de qualquer nação. Quando se formam, os universitários brasileiros partem em busca de um emprego. Poucos colocam a opção de iniciar um negócio como alternativa de carreira. Além disso, a maioria dos programas de incentivo à criação de empresas inovadoras foca em profissionais já organizados em uma estrutura. Entre a universidade e a criação da empresa há um intervalo que não é coberto por esses programas.

Segundo o relatório Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, da Endeavor Brasil, somente 11% dos graduandos tiveram (ou têm) uma experiência empreendedora real, mas 63% fizeram alguma matéria ligada a Empreendedorismo. A conclusão é que uma atividade desconectada e formal em uma disciplina não é suficiente para causar o impacto necessário para uma mudança cultural.

O objetivo de AWC é tirar do papel TCCs com potencial de se transformar em soluções para a vida das pessoas. Além de potencializar a criação de novos negócios e novas tecnologias, o programa oferece uma alternativa profissional a recém-formados.

 

 

LINHA DO TEMPO

2015

  • Workshop I (Dias 1, 2, 3 e 4) + Workshop III (Dias 1, 2 e 3) + Feira de Investimentos
  • 12 projetos
  • 28 estudantes
  • 3 universidades: UFRJ, UFSCar e USP
  • 3 municípios: Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e São Carlos-SP
  • 2 startups constituídas: Mvisia e Tech Talk

 

 

2016

  • Workshop I (Dias 1, 2 e 3) + Workshop Online + Workshop II (Dias 1, 2 e 3) + Workshop III (Dias 1 e 2) + Feira de Investimentos
  • 27 projetos
  • 72 estudantes
  • 19 universidades: CEFET-MG, Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Faculdade de Tecnologia Termomecânica, FATEC São Caetano do Sul, PUC-PR, UnB, UNESP, UNIOESTE, UNIPAMPA, Universidade Positivo, UFABC, UFFS, UFOP, UFSCar, UFSJ, UFU, USP e UTFPR
  • 18 municípios: Bagé-RS, Brasília-DF, Campo Largo-PR, Cerro Largo-RS, Curitiba-PR, Divinópolis-MG, Foz do Iguaçu-PR, Guaratinguetá-SP, Joinville-SC, Leopoldina-MG, Ouro Preto-MG, Ponta Grossa-PR, São Caetano do Sul-SP, Santo André-SP, São Carlos-SP, São João del-Rei-MG, São Paulo-SP e Uberlândia-MG
  • Criação do Conselho Consultivo AWC
  • 5 startups constituídas: E-sporte, Fusion, Nanotropic, Periodiza e Turnit Healthcare

 

 

2017

  • Ampliação do programa para estudantes de Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs)
  • Workshop I (Dias 1, 2 e 3) + Workshop Online I (Dias 1 e 2) + Workshop II (Dias 1, 2 e 3) + Workshop Online II (Dias 1 e 2) + Workshop III (Dias 1 e 2) + Feira de Investimentos
  • 38 projetos
  • 111 estudantes
  • 26 universidades e escolas técnicas: CEFET-MG, CEUNES, ETEC Aristóteles Ferreira, ETEC Aristóteles Ferreira, ETEC Bento Quirino, ETEC Getúlio Vargas, ETEC Jorge Street, ETEC Júlio de Mesquita, ETEC Rosa Perrone Scavone, FATEC Araçatuba, IFMG, PUC-Rio, UCS, UFABC, UFBA, UFPR, UFRJ, UFSC, UFSCar, UFU, UnB, UNESP, Unicamp, UNIFIL, USP e UTFPR
  • 25 municípios: Araçatuba-SP, Bambuí-MG, Brasília-DF, Campo Mourão-PR, Campinas-SP, Caxias do Sul-RS, Curitiba-RS, Divinópolis-MG, Florianópolis-SC, Guaratinguetá-SP, Guarujá-SP, Itatiba-SP, Londrina-PR, Mauá-SP, Niterói-RJ, Ribeirão Pires-SP, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, Santo André-SP, Santos-SP, São Bernardo do Campo-SP, São Carlos-SP, São Mateus-ES, São Paulo-SP e Uberlândia-MG
  • Realização de formação sobre empreendedorismo para professores de Etecs (Dias 1, 2, 3 e 4)
  • 9 startups constituídas: Road Labs, Detec, HES, DearGrand, RT Air Qual, Roadiebot, Horus, SelfUp e Colloc

 

 

2018

  • Workshop I (Dias 1 e 2) + Interação Online I
  • 32 projetos
  • 86 estudantes
  • 26 universidades: CEFET-MG, Centro Universitário Internacional, ESPM, FATEC São Paulo, Faculdade Evangélica do Paraná, Faculdade Santo Agostinho, FGV, Instituto Mauá de Tecnologia, PUC Minas, PUC Rio, Universidade Anhembi Morumbi, UnB, USP, Unimontes, UFBA, UFGD, UFG, UFMG, UFSC, UFSJ, UFU, UFCE, UFPR, UFRJ e Universidade Mackenzie
  • 16 municípios: Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Curitiba-PR, Divinópolis-MG, Dourados-MS, Florianópolis-SC, Fortaleza-CE, Jataí-GO, Montes Claros-MG, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São Caetano do Sul-SP, São Carlos-SP, São João del Rei-MG, São Paulo-SP e Uberlândia-MG

 

 

RESULTADOS, CONQUISTAS E HISTÓRIAS

Compartilhar o apoio ao empreendedorismo e a abordagem de AWC com alunos e professores do ensino técnico foi um dos objetivos do programa em 2017. Neste ano, pela primeira vez, alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo participaram em formato piloto. Além disso, cerca de 20 professores de sete Etecs e uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) participaram de uma formação promovida por AWC para ampliar o conhecimento em empreendedorismo, modelagem de negócios e mentoria no desenvolvimento de produtos de base tecnológica.
Saiba mais: AWC: impacto em professores e alunos de Etecs

Já há mais mulheres empreendendo do que homens, é o que indica a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2016. Quase metade dessas novas empreendedoras está concentrada em atividades como serviços domésticos, beleza, comércio de roupas e cosméticos, mas, aos poucos, elas vêm apostando em áreas que costumam ser dominadas por homens – e em AWC não é diferente.
Saiba mais: Participação de mulheres dobra em AWC

Uma das equipes participantes de AWC 2015 conquistou o Prêmio Santander Universidades 2015 na categoria Empreendedorismo. Os estudantes de Engenharia Mecatrônica da Universidade de São Paulo Fernando Torres Velloso, Fernando Paes Lopes e Henrique Oliveira Martins se inscreveram no prêmio com o projeto Seletora de Mudas de Eucalipto, atualmente chamado Mvisia.
Saiba mais: Equipe de AWC conquista prêmio