Instituto TIM   English

O apoio à inovação é uma das formas que um país tem para se manter na vanguarda e com competitividade, especialmente na área de Ciência e Tecnologia. Uma das táticas mais importantes neste apoio é o incentivo à criação de empresas inovadoras de base tecnológica. O Brasil conta com diversos programas de incentivo à constituição de empresas desse tipo, mas a maioria das iniciativas foca em grupos de profissionais com certa experiência, já organizados em torno de uma estrutura formal de empresa. Academic Working Capital apoia universitários a desenvolver seu produto e conceber seu negócio na fase de projeto de final de curso da graduação – um período que não é atendido pela maioria das iniciativas de fomento existentes no Brasil.

A proposta do programa é financiar universitários na execução de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para concorrer ao apoio, os estudantes submetem suas propostas a um grupo de especialistas. Os autores das propostas selecionadas contam com apoio financeiro para o desenvolvimento do produto, consultoria em aspectos técnicos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do projeto, para a estruturação do modelo de negócio e do sistema de produção.

As consultorias são realizadas em workshops (nos quais todos os participantes se reúnem presencialmente para participar de atividades conjuntas) e por meio do acompanhamento de todo o processo de desenvolvimento dos produtos. Ao término do período, os projetos são apresentados a investidores em uma Feira de Investimentos (Open Day).

Entre 2015 e 2016, 39 projetos foram selecionados para participar de AWC. A primeira chamada da edição de 2017 já aconteceu, e a segunda ficará aberta entre 1º de março e 13 de abril. Confira mais informações sobre as inscrições neste link.

 

© TIM Celular 2017 - Todos os direitos reservados.