Instituto TIM   English

 

SOFTWARE LIVRE + CURSOS LIVRES + REDE E-TEC BRASIL

TIM Tec é uma plataforma online do tipo MOOC (massive open online courses) que disponibiliza cursos livres e gratuitos voltados à educação profissional e tecnológica.

O projeto TIM Tec é fundamentado em três pilares:

  1. Software livre. Qualquer instituição – escolas, universidades, coletivos, organizações privadas – pode ter sua própria plataforma MOOC a partir do software TIM Tec. Ele pode ser instalado, modificado, melhorado e alterado sem custo algum.
  2. Produção de cursos. Qualquer pessoa pode acessar a plataforma TIM Tec (cursos.timtec.com.br) e fazer os cursos publicados lá – na hora que quiser, do local que quiser e sem pagar nada. Os cursos são licenciados em Creative Commons e alinhados ao Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
  3. Rede e-Tec Brasil. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a plataforma e os cursos de TIM Tec são compartilhados com instituições da Rede e-Tec Brasil – iniciativa do Pronatec que tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, especialmente na modalidade a distância, e da qual fazem parte Institutos Federais, secretarias de Educação, universidades etc. As instituições instalam o software e, se quiserem, podem adicionar os cursos de TIM Tec ou cursos próprios à sua instalação.

Entenda melhor como funciona e quais são as tecnologias utilizadas pela plataforma
Visite o Portal TIM Tec para saber mais sobre a iniciativa
Navegue pela plataforma TIM Tec e conheça todos os cursos já produzidos pelo projeto
Siga TIM Tec no Facebook
Siga TIM Tec no Twitter

 

 

 

QUAL É O CENÁRIO EM QUE O PROJETO SE INSERE?

Aumentar a quantidade de vagas oferecidas pelos Institutos Federais é uma das estratégias do governo federal para ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica no Brasil.

Com esse objetivo, o Ministério da Educação tem executado diversas ações − que vão da expansão do número de Institutos Federais (atualmente, são 644 unidades e campi que atendem a cerca de 850 mil alunos) à ampliação da oferta de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD). Além disso, o Plano Nacional de Educação 2014/2024 tem como uma de suas estratégias o investimento na integração da educação de jovens e adultos com a educação profissional, em cursos planejados, inclusive a distância.

Os Institutos Federais contam com o ambiente virtual de aprendizado Moodle, mas ele não é suficiente para cumprir essas metas. Por ser uma plataforma MOOC (de cursos livres, abertos e massivos), TIM Tec contribui para ampliar as alternativas de oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a distância nas instituições da Rede e-Tec Brasil.

 

 

LINHA DO TEMPO

2013

2014

2015

2016

2017

 

 

RESULTADOS, CONQUISTAS E HISTÓRIAS

Os números da educação a distância no Brasil crescem a cada ano. O último Censo EAD Brasil, realizado em 2015 pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), contabilizou um aumento de mais de 1 milhão de alunos registrados em cursos nessa modalidade em relação a 2014. Recentemente, uma pesquisa conduzida pelo CONECTAí Express (uma iniciativa do IBOPE) mostrou que os cursos livres lideram a preferência dentre os cursos online: do total de entrevistados que já fizeram algum curso online, 56% fizeram cursos livres.
Saiba mais: Mais alunos em cursos livres e online no Brasil

Se a atualização profissional é um requisito para todas as áreas, no caso da tecnologia é uma necessidade ainda mais constante. A plataforma TIM Tec contribui para que profissionais da área de TI atualizem suas competências e adquiram novos conhecimentos. Confira algumas carreiras de TI em alta em 2017, de acordo com as consultorias Michael Page, Page Personnel, Page Talent, Reachr e Conquest One, além de sugestões de cursos da plataforma TIM Tec para você se atualizar.
Saiba mais: Cursos para se atualizar nas áreas em alta em TI

TIM Tec foi um dos vencedores do Prêmio ARede Educa 2016. O projeto conquistou o 3º lugar na categoria Plataformas Educacionais da modalidade Sociedade Civil, na qual concorriam soluções e produtos para aprendizagem e ensino a distância. A premiação é uma iniciativa do portal ARede e da organização Bit Social.
Saiba mais: TIM Tec é 3º no Prêmio ARede Educa

Em 2016, estudantes da periferia de Santarém-PA participaram de formações sobre cultura digital e software livre com o uso dos cursos de TIM Tec. O Programa Jovens Cordeirxs, iniciativa do Coletivo Puraqué, envolve jovens de 14 a 26 anos e tem como objetivo contribuir para a criação de um polo tecnológico de desenvolvimento de software no município.
Saiba mais: TIM Tec para formar jovens no Pará

O software TIM Tec foi usado como base para a Escola de Jornalismo, plataforma de cursos gratuitos sobre comunicação voltados a jovens do Ensino Médio – iniciativa da Énois Inteligência Jovem, uma agência escola que atua na formação de jovens.
Saiba mais: Escola de Jornalismo usa TIM Tec