O coordenador de conteúdo do programa Academic Working Capital, Diogo Dutra, apresentou AWC em um dos painéis realizados na 2ª Conferência Internacional Anual de Educação e Ensino de Engenharia, que aconteceu entre 5 e 8 de junho em Atenas, na Grécia. O evento foi promovido pelo Instituto para Educação e Pesquisa de Atenas e reuniu diretores, professores e alunos de universidades de diversos países para discussões relacionadas ao ensino de engenharia, com foco em inovação.
Diogo uniu um estudo de caso sobre o programa a um artigo que estava desenvolvendo para a conferência sobre o impacto de ações de educação empreendedora para estudantes de engenharia na fase final do curso. O artigo foi elaborado em conjunto com os professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Marcos Barretto, coordenador executivo de AWC, e José Reinaldo Silva. Durante o painel, realizado no dia 7, Diogo falou sobre a importância de aproveitar o trabalho de conclusão de curso (TCC) para se criar novos espaços de empreendedorismo para os estudantes e apresentou o trabalho realizado em AWC como um caso de sucesso.
“Apresentei o que fazemos em termos de workshop, trilhas de aceleração e o programa de mentoria. Fiz um paralelo com estudiosos de educação para o empreendedorismo que falam de aprendizado baseado em práticas”, explica Diogo. “Não é aquela discussão teoria X prática, mas é um aprendizado real.” O coordenador de conteúdo mostrou os resultados da primeira edição – quatro dos sete grupos finalistas continuaram investindo em seus projetos – e contou como está sendo a edição de 2016, inclusive os resultados positivos do Workshop Online, que aconteceu nos dias 7, 14 e 21 de maio.
Segundo Diogo, a participação no evento proporcionou uma troca de experiências e contatos com representantes de universidades de vários países, que podem gerar novas ideias para implementar no programa. “Estou muito feliz com a receptividade e elogios ao que estamos fazendo”, diz.